A Prefeitura de Porto Velho promoveu entre os beneficiários do projeto Cidade de Todos I, no último final de semana, uma palestra coordenada pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O foco foi sobre educação ambiental, patrimonial e sanitária realizada com intuito de orientar os moradores em relação a sua convivência entre eles, resíduos e meio ambiente.
Márcia Luna ,secretária da Semur, falou sobre a importância deste projeto social que é o pós entrega de casas. “É importante que eles saibam que passam a viver outra realidade quando se mudam para projetos habitacionais como este. É preciso entender que é uma outra realidade, uma outra convivência, que o lixo deve ser destinado melhor, saber da importância em viver em harmonia com o vizinho e como ele pode cuidar do meio ambiente. As casas são conjugadas, as pessoas moram muito perto umas das outras, então devemos orientar a forma como devem agir para evitar as divergências entre vizinhos”, disse a secretária.
Na reunião surgiu a ideia de eleger um representante para comunidade com a finalidade de monitorar e orientar as pessoas. “O lixo é para ser armazenado da forma correta, seletivamente. E é isso que precisamos bater em cima, para não jogar lixo na rua, colocar da maneira correta dentro da lixeira e evitar colocar sacolas no chão para que os animais não venha rasgar e espalhar tudo nas ruas”, informou a secretária.
“Acho muito legal esse projeto. As pessoas não tem muito jeito como lidar com as pessoas no dia a dia, imagina tento que conviver todos os dias bem de perto. Não é de costume do nosso povo cuidar do lixo e muito menos do meio ambiente, eles não tem essa preocupação, mas precisamos nos conscientizar que nós dependemos dele”, falou a moradora Samia Rosa Alves Brito.
De acordo com Márcia Luna, o trabalho não termina quando entregamos as casas, a secretaria tem essa preocupação esse projeto social é de grande valia para a comunidade. “Aqui tem 114 famílias, entre crianças, adultos e adolescentes que precisam dessa socialização da maneira adequada, se preocupando com o contexto em geral, não podem apenas pensar de maneira individual”,declarou.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.