News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

CRISE LEVA 1 MILHÃO DE PESSOAS A TRABALHAR POR CONTA PRÓPRIA

No segundo trimestre, o número de pessoas que trabalham por conta própria cresceu 4,7%, um acréscimo de 989 mil pessoas
Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 - 09:46

Sem encontrar vagas no mercado de trabalho, mais brasileiros estão recorrendo a bicos ou criando seu próprio negócio. No segundo trimestre, o número de pessoas que trabalham por conta própria cresceu 4,7%, um acréscimo de 989 mil pessoas, sobre o mesmo período do ano passado. Agora, são 22 milhões de pessoas nessa situação.

Segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil perdeu 971 mil empregos com carteira de trabalho assinada no mesmo período. O número de trabalhadores formais caiu 2,6% em um ano.

Com o forte crescimento da população em busca de uma colocação, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,3% no segundo trimestre deste ano, maior patamar da série histórica do IBGE, iniciada em 2012.

No trimestre encerrado em junho, a população desocupada – de 8,4 milhões de pessoas – cresceu 5,3% frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com igual período de 2014, o salto foi de 23,5%.

Nos três meses até maio, a taxa de desemprego tinha ficado em 8,1%. No primeiro trimestre, ela foi de 7,9%.

“Há pressão forte sobre o mercado de trabalho, que é reflexo do cenário econômico”, afirmou o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azevedo.

A renda média real habitual recuou 0,5% no segundo trimestre na comparação com um ano antes, a R$ 1.882.

Fonte - band

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.