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Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

VEJA 8 MOTIVOS QUE FAZEM VOCÊ SENTIR FOME O TEMPO TODO

Especialista dá dicas de quais erros você está cometendo na sua dieta
Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2015 - 09:30

Tem gente que mal acaba de comer e já está com fome de novo. Pode ir até na churrascaria e, mesmo assim, sente que precisa comer novamente pouco tempo depois. De acordo com Viviane Christina de Oliveira, endocrinologista e metabologista da Endoquali, consumir pouca água, dormir mal e o nível de estresse do seu dia a dia podem estar atrapalhando a sua alimentação.

Não beber muita água

A desidratação leve é muitas vezes interpretada como a sensação de fome, quando na verdade o seu corpo só precisa de líquidos, explica Viviane.  

— A confusão acontece no hipotálamo, a parte do cérebro que regula tanto apetite quanto a sede. Se você sentir fome e não bebeu muito, tente tomar um copo de água e esperar 15 a 20 minutos para ver se a sua fome desaparece

Não dormir bem   

Segundo a especialista, no momento em que você acorda, após uma noite de sono ruim, dois hormônios relacionados ao apetite já começaram a conspirar contra você.  

— Estudos comprovam que alterações no sono podem levar ao aumento dos níveis de grelina (um hormônio que estimula o apetite), bem como a diminuição dos níveis de leptina (um hormônio que provoca sensação de saciedade). Sem falar que os níveis de cortisol podem aumentar também. No caso do cortisol, uma noite mal dormida não fará diferença, no entanto, se isto ocorre frequentemente, pode ser um fator que colabora com seu ganho de peso.  

Portanto, depois de uma noite mal dormida, você fica mais propenso a ter fadiga e alterações do humor e apetite.  

— Muitas vezes, regularizando o seu sono, você pode melhorar muito seu nível de energia e controlar melhor a fome, com seus hormônios de volta nos trilhos!

Exagerar nos carboidratos simples   

Já notou como um chocolate ou qualquer outro doce deixa você incapaz de resistir a comer outro e outro doce, até que toda a caixa de chocolate se acabe? Esse é o sinal que o seu cérebro e seu corpo está "viciado" em carboidratos, diz a endocrinologista.  

— Carboidratos simples, do tipo encontrado em doces, alimentos de farinha branca, como bolos, bolachas e biscoitos, aumentam seus níveis de açúcar no sangue muito rapidamente. Só que em seguida, esses níveis logo diminuem também rapidamente porque seu pâncreas percebe e também aumenta muito a produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas para manter os níveis de glicose normais). Essa queda de açúcar no sangue provoca fome intensa por mais carboidratos, e o ciclo continua. Já reparou que muitos restaurantes deixam pãezinhos brancos saborosos de entrada na mesa? Se fosse para diminuir a fome e o cliente gastar menos, eles jamais fariam isso!  

Portanto, Viviane indica evitar esse tipo de carboidrato (açúcar refinado, farinha branca, bolachas, pães doces). E assim mantenha seus níveis de açúcar no sangue numa média sem que haja grandes aumentos ou quedas  (tendência à hipoglicemia) como se vivesse em uma montanha russa de desejos por carboidratos simples. Prefira os carbos complexos com mais fibras e com isso menor secreção de insulina. A fibra também dá maior saciedade

Estar estressado   

Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com sua jornada de trabalho de muitas horas e de alta pressão. Ou ainda com seus problemas pessoais e de relacionamento. Mas o estresse pode aumentar a sua fome. Quando você está muito tenso, ocorre aumento na produção de hormônios do estresse: adrenalina e cortisol.  

— Os níveis elevados destes hormônios enganam o corpo que pensa que está sob ataque (pelo estresse) e precisa de energia. Então sua fome aumenta, fome principalmente de carboidratos para ter rápida resposta de energia para que você possa sobreviver a este estresse. O estresse também reduz os níveis de serotonina do cérebro, e que também pode aumentar sua fome.  

A especialista indica parar e pensar seriamente em rever sua rotina para reduzir os níveis de estresse e iniciar atividades para relaxamento. Atividade física, meditação, ou qualquer outra coisa que lhe traga prazer

Comer pouca proteína   

Viviane afirma que comer mais proteína é uma tarefa simples e traz mais saciedade. 

— A proteína aumenta a saciedade, mas também reduz a fome. Sem falar que as proteínas são os macronutrientes essenciais para a construção e reparação do nosso corpo. A ingestão diária recomendada varia de acordo com estado físico e grau de atividade

Não comer gordura suficiente   

Assim como a proteína, a gordura "do bem" (insaturada) também está ligada à saciedade, explica.  

— Tenha certeza que quando você fica satisfeito após uma refeição, é mais provável que sinta menos fome na sua próxima refeição e que sua saciedade perdure por mais tempo. Adicione este tipo de alimento como os azeites, nozes e sementes, abacates.   Viviane ainda diz que também já é comprovado que melhoram a função cerebral e memória, além de diminuir risco cardiovascular. A recomendação é de que se consuma de 20 a 35% de suas calorias totais diárias em gorduras

Pula refeições 

Quando você pula uma refeição e seu estômago está vazio por muito tempo, ele aumenta a produção do hormônio grelina que regula a fome, causando então aquela sensação de estômago vazio e muita fome.  

— Como regra geral, tente não deixar que mais de quatro a cinco horas entre as refeições. Não precisa ser de três em três horas, exceto se existe muita fome

Fonte - r7

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