A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de Crimes Cibernéticos aprovou nesta terça-feira (25) requerimento de autoria da deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) que é presidente do colegiado.
Ela requer o compartilhamento de todo o material produzido pela CPI da Pedofilia, encerrada no Senado em 2010 com o objetivo de agilizar as investigações na Câmara.
De acordo com tucana, essa medida será fundamental para investigar e apurar a utilização da Internet para a prática desse crime e a relação com o crime organizado.
Mariana Carvalho fez outro pedido, convidando o senador Magno Malta, que presidiu a CPI que investigou os tais delitos, para prestar depoimento. Na quinta-feira (27), às 9h30, serão ouvidos representantes do Google, Facebook, Yahoo e Twitter
“As vítimas diretas dessas condutas são as mais diversas, mas suas nefastas repercussões alcançam, indubitavelmente, toda a sociedade”, alegou a congressista, acrescentando que para que esta CPI da Câmara cumpra satisfatoriamente o relevante papel de que foi incumbida, é necessário que se faça um diagnóstico adequado dessa situação.
Quem deverá ser convidada também é a atriz Carolina Dieckmann para prestar depoimento. Em maio de 2012 a artista foi vítima de extorsão praticada por meio da internet e teve fotos íntimas divulgadas na rede.
A grande repercussão causada pelo episódio levou à apresentação de um projeto que deu origem a uma lei sancionada em novembro do mesmo ano.
Com isso, passaram a ser criminalizadas as condutas de se invadir dispositivos de informática, com agravamento da pena em caso de divulgação do material obtido ilegalmente.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.