News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021

GOVERNO DE RONDÔNIA ANUNCIA INVESTIMENTOS NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE EM DIA DE CAMPO

Os participantes acompanharam a produção de leite de qualidade e em quantidade durante a visita as estações de pastejo rotacionado, bezerrario e ordenha mecanizada.
Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2015 - 15:43

Produtores de diversas regiões produtoras de leite participaram no sábado (22) do  5ª Dia de Campo do Condomínio Don Enrique, no sítio Don Enrique, em Porto Velho. Os participantes acompanharam a produção de leite de qualidade e em quantidade durante a visita as estações de pastejo rotacionado, bezerrario e ordenha mecanizada.

O governador Confúcio Moura destacou que o leite é um produto que movimenta a economia local nos municípios e os produtores são responsáveis por manter a economia crescente do estado e do Brasil. “Será com muito trabalho que iremos superar este momento de turbulência no país, mas que em Rondônia por ser um estado produtor de alimentos estamos com o Produto Interno Bruto (PIB) em expansão, vamos continuar produzindo com qualidade para abrimos novos mercados”, afirmou o governador.

Confúcio Moura salientou que o Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite do Estado de Rondônia (Condalron) aprovou mais de R$ 10 milhões em investimentos na cadeia produtiva do leite no estado.

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, explicou que os investimentos são para produção de leite a pasto, transporte de calcário  para produtores  de leite, marketing da cadeia produtiva do leite, financiamento subsidiado para aquisição de tourinhos leiteiros a juros zero e transferência de recursos para projeto via Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero),  para inaugurar o Laboratório de Qualidade do Leite(LQL), único  laboratório de  qualidade do leite da região Norte.

Com um sistema de irrigação e pasto rotacionado, em dois hectares se conseguiu uma taxa de lotação de 6 animais por hectares, que produz 360 litros de leite por dia. Segundo Walter Waltenberg, o projeto é chegar até 2018 com uma produção de 20 mil litros de leite com qualidade e bem estar animal. “Não temos animais  mal tratados, todos são  bem tratados. Com o Projeto Mais Leite  2018, estamos replicando esse sistema com nossos parceiros, auxiliando a genética, boas praticas produtivas e bem estar animal pretendemos chegar a 20 mil litros de leite por dia até 2018.”

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil), José Afonso Bicalho, destacou a importância do evento para cadeia produtiva do leito no estado, recordando a fundação do associação há 35.  “Foram 14 produtores  que criaram a Abcgil, estamos trabalhando junto a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), para disseminação de material genético de qualidade .  E daqui 30 anos iremos olhar pra traz e mostrar que foi aqui que começou essa revolução  na pecuária  leiteira do estado.”

Fonte - decom/gov-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.