News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

FOLCLORE, CULTURA POPULAR – POR JOSÉ DE ARIMATÉA DOS SANTOS

Cultura popular é o conjunto de tradições de um povo em que se incluem as danças, folguedos, cantorias, artesanatos, comidas, contos, comidas, lendas, crenças e festas.
Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2015 - 11:46

Várias são as manifestações populares que acontecem em todas as cidades brasileiras durante todo o ano. Sei que há todo um processo ao contrário dessas manifestações e muito poderoso, principalmente por uma grande rede de televisão que mostra uma cultura de uma região como majoritária.

Cultura popular é o conjunto de tradições de um povo em que se incluem as danças, folguedos, cantorias, artesanatos, comidas, contos, comidas, lendas, crenças e festas. Todo esse folclore brasileiro tem como matriz as influências africanas, indígenas e europeias. É o Brasil e esse mosaico tão belo que une todas essas influências e daí surge uma cultura bem tupiniquim. Atrevo-me a incluir em esse folclore bem brasileiro o futebol e suas várias vertentes. No início esporte só da elite, contudo o povo brasileiro com sua criatividade faz do futebol o melhor do mundo.

O artesanato se faz cada vez mais universal e reconhecido mundo a fora. Basta observar a cerâmica bem brasileira, além da cestaria e trançados, trabalhos com madeira, pedra-sabão, tecelagem e rendas. Trabalhos encontrados no país inteiro, principalmente em cidades que tem o turismo muito bem organizado e o que mostrar para o mundo inteiro.

E chegando as festas observamos a riqueza e a variedade que faz com que o Brasil olhe mais para dentro do país e se orgulhe mais ainda. Folguedos, afoxé, bumba meu boi, caboclo, cavalhada, congada, cordão de bichos, folia de reis, maracatu, marujada, Moçambique, pastoril, reisado... E haja festa. Oh, povo festivo, mesmo nas grandes dificuldades se ver o quanto tanta festividade acontece em todo o país.

Na literatura tantos escritores que fazem do Brasil reconhecido e a alma brasileira presente nas letras. O cordel é a manifestação literária mais popular e cheia de rimas riquíssimas que mostram um povo inquieto e sedento por uma cultura de melhor qualidade. Exemplifico Patativa do Assaré, poeta de origem popular e de uma mensagem e escrita comparada aos grandes escritores universais.

Das danças populares e seu colorido no vestir dos dançantes em que no carnaval, o brasileiro denuncia as agruras do dia a dia e ao mesmo tempo brinca os festejos mominos de uma forma espetacular. Carimbó, cateretê, coco, cururu, fandango, frevo, jongo, pau de fita, quadrilha, siriri, tambor de crioula e por aí vão os vários estilos de dança num folclore riquíssimo de cada município brasileiro.

Quanto ás comidas típicas e bem brasileiras é importante citar algumas e que abrange todo o território nacional: pé de moleque, barreado, bolo de batata doce, quindim, pamonha, maria mole, feijoada, pão de queijo, churrasco, arroz de carreteiro, barreado, caldeiradas de peixes, carne de sol e charque, buchada de bode.

O folclore brasileiro é muito mais do que eu citei e é importante a valorização para que as gerações presentes e futuras tenham esse privilégio de vivenciar e promover todas as manifestações populares. O país é rico culturalmente quando tem um folclore rico e forte onde o estado dê todas as condições e que as leis sejam respeitadas para que a grande mídia também mostre esse lado bem brasileiro. É a cultura a mostrar a beleza bem brasileira de um Brasil verde e amarelo.

José de Arimatéa dos Santos, professor

Fonte - José de Arimatéa dos Santos

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.