News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

ORÇAMENTO É DESAFIO PARA FAMÍLIAS, MOSTRA PESQUISA

Segundo levantamento da Fundação Proteste, 47% dos lares do país não se preocupam em manter as contas da casa em ordem
Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2015 - 08:28

Manter o orçamento equilibrado é um desafio para muitas famílias. Enquanto algumas ainda não encontraram o melhor caminho para alcançar esse objetivo, outras sequer enxergam a importância de viver o dia a dia com as finanças sob controle. São esses alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação Proteste, que também revelou: para quitar contas atrasadas, muitos recorrem a empréstimos e ao cheque especial. Quem nunca se viu em uma dessas situações?

A pesquisa revela que o desequilíbrio no orçamento traz uma série de problemas e tende a provocar desentendimentos. Os resultados mostraram que pagar as contas após a data de vencimento não é algo raro entre os pesquisados.

A dificuldade em pagar o aluguel em dia é um impasse enfrentado por uma em cada três famílias. E não são poucas as pessoas que enxergam barreiras para honrar, na data certa, o pagamento do financiamento de carro e a fatura do cartão de crédito.

Entre os participantes da pesquisa, a maioria nunca tentou renegociar a dívida. A falta de dinheiro e o comprometimento da renda com o pagamento de dívidas foram destacadas como as principais causas que tornam complicado o ato de poupar.

Dicas

Os especialistas em finanças pessoais são unânimes em afirmar que cuidar do orçamento familiar é essencial para afastar apertos financeiros e evitar ser pego de surpresa devido a despesas não planejadas. Por isso, dão algumas dicas.

Para começar, devem-se somar todos os ganhos (salários, pensões) e listar os gastos, dividindo-os em grupos. Em “despesas fixas”, colocar aluguel, mensalidade escolar etc. Em despesas “semifixas”, levar em conta o supermercado, as contas de luz, telefone e gás. Devem ser consideradas ainda as “despesas variáveis” – roupas, restaurante, cinema etc.

Após tudo listado, subtrair os gastos dos ganhos e verificar o saldo. Se estiver negativo, é hora de reduzir os custos. Mas se a redução de gastos for difícil, a alternativa restante é buscar ganhar mais dinheiro.

Fonte - band

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.