News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021

OBRA DA PREFEITURA DE PORTO VELHO ACABA COM DRAMA DOS MORADORES DA RUA NOVA ERA

Segundo informa o coordenador de projetos da Sempre, João Luiz de Souza, os trabalhos começaram há cerca de trinta dias e deverão ser concluídos nos próximos três meses.
Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2015 - 13:55

Por meio da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), a prefeitura de Porto Velho está recuperando o trecho que desbarrancou da Rua Nova Era, bairro Nova Floresta, região Sul da cidade. Segundo informa o coordenador de projetos da Sempre, João Luiz de Souza, os trabalhos começaram há cerca de trinta dias e deverão ser concluídos nos próximos três meses.

A secretária Amélia Afonso informou que essa era mais uma obra da gestão anterior que estava travada, mas com muito esforço do prefeito Mauro Nazif e da equipe técnica da Sempre os trabalhos foram reiniciados. “A empresa contratada anteriormente não concluiu o serviço de drenagem, o que acabou causando o desbarrancamento”, completou Amélia.

Ela explicou que o problema  ocorreu porque a empreiteira não completou a canalização da água para um córrego nas proximidades e abandonou a obra. Com o grande volume das águas pluviais no período chuvoso, a terra cedeu, abriu uma enorme cratera e colocou residências em risco. Algumas, inclusive sofreram rachadura nas paredes e a Defesa Civil Municipal teve que interditar. Uma das moradias acabou “engolida” pelo buraco.

Para que o trabalho fosse reiniciado, a Sempre fez um novo projeto de engenharia que possibilita diminuir a força da água antes que ela chegue ao canal, para evitar novas erosões e desbarrancamentos. “Estamos fazendo uma espécie de escada hidráulica”, completou Souza. Ele ainda informou que o trabalho tem a parceria da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que é a responsável pela fiscalização.

Além da “escada hidráulica”, um bueiro ármico (de ferro) com dois metros de diâmetro e 37 de comprimento foi instalado no local. Uma fileira de manilhas com 1,20 metro de diâmetro, ligando o sistema de drenagem da rua ao córrego também está sendo montada. Todo esse trabalho é para garantir que não ocorra novo desbarrancamento.

Um dos moradores mais antigos da Rua Nova Era, o aposentado Francisco Paulo da Silva comemora o reinicio das obras. “Agora vai acabar o nosso drama. Nossas casas corriam sérios riscos de serem engolidas por esse buraco. Vivemos uma situação de desespero, mas pelo que podemos perceber o trabalho vai ficar de primeira”, comentou.

A drenagem seguida de pavimentação asfáltica da Rua Nova Era foi realizada em 2012. Porém, devido a água não ter sido canalizada para o igarapé, ocorreu o rompimento da via em abril do ano seguinte, o que obrigou a Defesa Civil a interditar as casas mais próximas da cratera por causa dos riscos de desabamento.

Fonte - comunicação pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.