Em atendimento a solicitação da deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO), a Comissão de Educação da Câmara, da qual ela é membro titular, discute em audiência pública, nesta quinta-feira (20), o funcionamento do programa Ciência Sem Fronteiras.
Segundo a tucana, o debate se faz necessário diante das incertezas que surgiram nos programas do governo federal no setor educacional depois dos transtornos enfrentados por estudantes de todo o Brasil, principalmente os beneficiados pelo Fies.
Estão confirmados no evento o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec), Jesualdo Pereira Farias; Geraldo Sobrinho, coordenador Geral do Programa Ciência sem Fronteiras – CNPq; e Adir Balbinot Júnior, coordenador-geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados – CGMR/CAPES.
Mariana Carvalho admitiu está preocupada com os cortes que o governo federal vem fazendo no orçamento da Educação e com a crise que se abateu no País, deixando a juventude cada vez mais preocupada com o seu futuro profissional.
“Queremos ouvir representantes do Ministério da Educação, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) porque precisamos saber o que está acontecendo com os rumos da pátria educadora tão alardeada pelo governo”, justificou a parlamentar.
A preocupação da congressista é que depois das mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o governo corte verbas do Ciência Sem Fronteiras. “Esses esclarecimentos são necessários porque não podemos deixar os nossos estudantes serem pegos de surpresas com qualquer medida drástica que prejudiquem os seus planos”, argumentou.
Ciências sem Fronteiras é um programa de bolsas para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, viabilizando também a vinda de pesquisadores de outros países para o Brasil.
Existe a possibilidade de diminuições de vagas nesse programa, o que deixou Mariana Carvalho preocupada, tendo em vista o prejuízo para o ensino brasileiro. “É lamentável se isso ocorrer porque é mais uma perda para a educação do nosso País”, lamentou ela.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.