News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 02 de Março de 2021

MINISTRO DO JAPÃO NO BRASIL VISITA A USINA HIDRELÉTRICA JIRAU

É a primeira visita do diplomata ao empreendimento
Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2015 - 15:00

O ministro chefe do Departamento Econômico da embaixada do Japão no Brasil, Yoshitaka Hoshino, visitou a Usina Hidrelétrica Jirau, para conhecer o projeto e aprofundar as relações entre os dois países. A visita foi realizada no dia 5 de agosto e esta foi a primeira vez do diplomata no empreendimento. Segundo ele, “Jirau possui um posicionamento estratégico e de muito interesse para os japoneses”, se referindo ao fato de a empresa japonesa Mitsui & Co. ser uma das acionistas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através da subsidiária Mizha Participações.

O ministro estava acompanhado da analista da Mitsui & Co. no Brasil, Mariane Tagima. Os diretores da ESBR José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional), Isac Teixeira (Operação) e Jessie Imai (Corporativo) foram os responsáveis pela recepção e acompanhamento dos visitantes.

No edifício de controle da Usina, o ministro assistiu a uma apresentação institucional sobre o cronograma de evolução do empreendimento, as ações desenvolvidas em projetos de compensações sociais e ambientais, além de um briefing de segurança.  Em seguida, passou pela sala de controle, casa de força, área de montagem, vertedouro e sistema descarregador de troncos.

Yoshitaka Hoshino disse que ficou impressionado com a dimensão da UHE Jirau. “É uma obra gigantesca no tamanho e na importância para o Brasil. Como japonês, me sinto orgulhoso pelo fato de uma companhia do Japão estar participando dessa obra, que é peça chave para o fornecimento de energia elétrica à sociedade brasileira”. O diplomata ainda defendeu mais investimento estrangeiro no mercado brasileiro e ressaltou a total confiança do Japão no Brasil. “A economia brasileira está passando por uma situação difícil. Esperamos que essa fase passe o mais breve possível. Um fator importante nesse momento é como incentivar investimentos domésticos e atrair investimentos estrangeiros. Para isso ocorrer, é necessário que o governo brasileiro estabeleça um ambiente propício e transparente”.

Para o diretor Administrativo & Institucional da ESBR, José Lucio de Arruda Gomes, a visita do diplomata demonstra a importância do investimento do Japão no Brasil. “Essa presença traduz o apoio da Embaixada Japonesa à Mitsui e ESBR. Demonstra que Jirau é importante não apenas para a empresa, mas também para o povo japonês”.

Fonte - Usina Hidrelétrica Jirau

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.