News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 06 de Março de 2021

EMDUR IMPLANTA NOVOS PONTOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Desde o final do primeiro semestre deste ano, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) retomou os serviços de reposição dos pontos apagados da iluminação pública por bairros.
Terça-Feira, 18 de Agosto de 2015 - 17:45

Desde o final do primeiro semestre deste ano, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) retomou os serviços de reposição dos pontos apagados da iluminação pública por bairros. Ao lado disso, foram retomados também os serviços de trocas de braços curtos por braços mais longos em muitos locais e, ainda, iniciadas trocas de lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por lâmpadas de vapor metálico (brancas). Em breve, a Emdur deverá também iniciar a implantação de lâmpadas de LED e a expansão da rede de iluminação pública para dezesseis novas áreas na cidade.

O diretor-presidente, Gerardo Martins, disse que junto ao levantamento dos pontos apagados na rede também estão sendo levantadas as quantidades de postes desprovidos de iluminação pública. “Uma equipe faz os levantamentos e as outras seguem trocando relês ou lâmpadas queimadas, como também fazendo a implantação de braços e luminárias nos postes desprovidos de iluminação. Já fizemos oitenta e duas implantações na zona Sul, quatro na zona Norte e sessenta na zona Leste. Várias ruas estão mais bem iluminadas agora”, afirmou.

Na zona Sul falta realizar os trabalhos em apenas três bairros, onde ainda ocorrem os levantamentos. São os bairros Novo Horizonte, Aeroclube e Cidade Nova. Em todos os demais os serviços estão concluídos. Na zona Leste foram atendidos os bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Mariana, Ulisses Guimarães, Airton Sena, Aponiã, Jardim Santana, Lagoa e Ronaldo Aragão. “Hoje, nossas equipes estão no Bairro Socialista, onde além de reposições serão realizadas também trinta implantações de novas luminárias”, informou o presidente.

A distância entre os postes é de trinta a quarenta metros, seguindo o padrão estabelecido pela Eletrobrás. Em ruas onde existem postes sem pontos de iluminação resta muita escuridão mesmo que a Emdur tenha reposto todos os pontos existentes, por isso, em muitos locais, apesar dos esforços da Emdur permanece a sensação de escuridão nas vias públicas.

Sobre as trocas de lâmpadas amarelas por brancas, Martins explicou que a área central da cidade tem recebido mais esses serviços. As lâmpadas amarelas retiradas são colocadas nos novos pontos de implantação. “Mas à medida que as lâmpadas amarelas vão queimando as lâmpadas brancas vão tomar seu lugar porque não estamos mais comprando lâmpadas amarelas. A cidade toda passará a contar com esse tipo de iluminação. Muitas pessoas já estão percebendo e elogiando a mudança”, disse o diretor.

As trocas podem ser observadas em ruas como Elias Gorayeb, Guanabara, João Goulart, Brasília e Campos Sales. Onde estão acontecendo muitas trocas de braços de 1,5 e 2,0 metros por braços de 3,0 metros. “Na Avenida José Vieira Caúla, entre a Avenida Rio Madeira e Mamoré, foram colocados braços de 4,0 metros e lâmpadas de 250 watts, de vapor metálico. Ficou linda toda aquela iluminação”, declarou Martins.

Quanto às lâmpadas de LED, a Emdur está aguardando um posicionamento judicial sobre as licitações para aquisição. “Assim que definido isso, vamos iniciar a troca de lâmpadas comuns por LED. Os serviços serão iniciados nas ruas Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Pedro II, Carlos Gomes, Sete de Setembro, Farquar, Nações Unidas e Jatuarana”, informou, também esclarecendo que quatro mil novos pontos de iluminação pública serão instalados na cidade. “Dezesseis áreas com problemas de ocupação irregular estão sendo regularizadas pela Semur. Assim que a Eletrobrás implantar os novos postes para transmissão de energia, a Emdur entrará instalando os pontos de iluminação pública”, finalizou Martins.

Fonte - comunicação pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.