News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021

SEMED INICIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO À HANSENÍASE E OUTRAS DOENÇAS

De acordo com Valcélia Sampaio Peres, chefe do DAE, a campanha acontece desde 2013, e é específica para trabalhar dentro das escolas
Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2015 - 08:10

A Secretaria municipal de Educação iniciou, nesta terça-feira (11) a campanha nacional de hanseníase, verminoses e tracomas, nas escolas da rede pública municipal de ensino. Essa é uma ação do Departamento do Apoio ao Educando (DAE), através da Divisão de Saúde Escolar (Dise). O lançamento foi realizado na parte da manhã, na Escola João Ribeiro. A campanha será realizada em 52 escolas municipais.

Segundo a secretária de Educação, Francisca das Chagas,  (Chaguinha), o trabalho direto com os alunos e indiretamente com os pais, mostra que a prefeitura está presente, realizando cuidados na área da educação e saúde. “A campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses em escolares trabalha com crianças e adolescentes de cinco a quatorze anos e é realizada em parceria com o Ministério da Saúde. A mesma é um plano integrado de ações e estratégias para o enfrentamento das doenças e eliminação da hanseníase, verminoses e tracoma. No caso da hanseníase, é importante detectar a doença o mais rapidamente possível”, esclareceu a secretária.

De acordo com Valcélia Sampaio Peres, chefe do DAE, a campanha acontece desde 2013, e é específica para trabalhar dentro das escolas. “Entregamos aos alunos uma ficha e eles levarão aos pais ou responsáveis. Na ficha há uma pesquisa as doenças. E é entregue também um termo de recusa caso o pai não queira que o filho participe. Esse material resultará em um estudo e a detecção da hanseníase de forma precoce”, explica.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos das mãos, braços, perna, rosto, orelhas, olhos e nariz. Com o tratamento oferecido pela rede municipal de saúde, o portador da  Hanseníase pode ter uma vida normal, trabalhar, estudar, sem perigo de contágio. No entanto, há alguns anos havia preconceito com a doença, considerada perigosa e contagiosa, principalmente, porque não existiam os recursos de tratamentos.

O diagnóstico da doença (causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos), é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio da análise da história e condições de vida do paciente, do exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos.

Transmissão e  Tratamento

A transmissão da hanseníase se dá somente através das vias respiratórias, ou seja, se uma pessoa espirrar muito próxima a outra. Segundo o Ministério da Saúde todos os casos de hanseníase têm tratamento (que dura aproximadamente um ano) e cura. É utilizado é a poliquimioterapia, recomendada pela Organização Mundial de Saúde e preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Consiste em uma associação de diversas sustâncias que evita a resistência medicamentosa do bacilo.

Verminoses

As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas tais como: Ascaris lumbricóides (lombriga) Anciostomideos (amarelão) e Trichuris trichiura (vermechicote). Elas podem se prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene como: Lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas,  andar sempre calçado, utilizar o banheiro para fazer suas necessidades, beber água filtrada ou fervida e lavar bem os alimentos antes de comê-los.

Tracoma

O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão, levando à cegueira. O modo de transmissão ocorre de forma direta, de pessoa para pessoa, ou de forma indireta de objetos contaminados. Entre os sintomas  estão: Sensação de corpo estranho nos olhos, Prurido (coceira), lacrimejamento, irritação, ardor, secreção amarelada, hiperemia (olhos vermelhos) e edema palpebral (inchaço).

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Destaques

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.