News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021

PROJETO DA CASA FAMILIAR RURAL É APRESENTADO A DEPUTADOS

Complexo educacional será executado pelo consórcio Santo Antônio Energia, como forma de compensação
Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015 - 15:57

A implantação da Casa Familiar Rural, estrutura educacional voltada à formação e fixação de jovens na agricultura, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (12) aos membros das Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Lúcia Tereza (PP) e com a participação dos deputados Adelino Follador (DEM), Aélcio da TV (PP), Rosângela Donadon (PMDB), Edson Martins (PMDB) e Marcelino Tenório (PRP).

Todo o projeto, desde a construção do complexo educacional até a formação dos professores, será executado pelo consórcio Santo Antônio Energia, como forma de compensação da construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio.

“É um projeto de magnitude, que será de fundamental importância para o futuro dos jovens que residem na área rural e desejam profissionalizar a produção agrícola”. Dessa forma, o projeto da Casa Familiar Rural foi apresentado pelo frei Felipe Machado, funcionário da Odebrecht e responsável pela realização do projeto.

Acompanhado por representantes do governo e do Exército, Felipe Machado apresentou vários vídeos mostrando o projeto já implantado no Estado da Bahia e que hoje é referência em todo o País.

O sistema educacional vigente nas CFRs tem o regime de internato em alternância, com um total de três anos para formação nas áreas de agronegócio e agropecuária.

Flor do Amazonas

O complexo Casa Familiar Rural será construído em uma área de 29 hectares doada pelo Incra para o município de Candeias do Jamary, no assentamento denominado Flor do Amazonas, que já está em sua 4ª etapa.

A idéia comum entre os envolvidos (governo do estado e consórcio) é de que após a construção e instalação de todo o complexo, seja transformado em uma autarquia e seja gerenciado pelo governo do Estado, com a própria escola gerando parte de sua receita para manutenção.

Hoje já está sendo construída na área uma agroindústria para abate de frangos e o projeto de outra, para beneficiamento de mandioca, já está com o projeto pronto para implantação.

Finalizando, frei Felipe disse que o pensamento que norteia esse projeto é o de proporcionar aos jovens uma formação técnica, profissional, gerencial e humana, oferecendo alternativas de renda e trabalho para permanecerem fixados em suas origens, com qualidade de vida.

A deputada Lúcia Tereza, em nome dos demais deputados, assegurou total apoio e pediu celeridade no envio dos projetos para apreciação e aprovação pelo Legislativo.

Exército

A participação do Exército, segundo o projeto apresentado por frei Felipe e apoiado inteiramente pelo general Costa Neves, comandante da 17ª Brigada, será a de proporcionar assistência médica a todos aos alunos e ser responsável pela educação física no complexo.

Participaram da reunião Helder Oliveira, representante da Casa Civil do governo; general Costa Neves, comandante da 17ª Brigada; Francisco Aguiar, PGE; Maria Ângela, representando a Secretária de Educação e frei Felipe Machado, pela Odebrecht e consórcio Santo Antônio Energia.

Fonte - decom/ale-ro

Comentarios

News Destaques

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.