News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 24 de Janeiro de 2021

VAMOS FALAR DE POESIA? – POR JOSÉ DE ARIMATÉA DOS SANTOS

E se a poesia é vida, a violência não tem vez. Pra que ódio? Poesia significa o lado mais sublime da existência do ser humano.
Domingo, 02 de Agosto de 2015 - 12:23

A vida é uma poesia. Muitos não têm essa noção que o tempo e o espaço demandam uma rapidez na existência de cada ser humano por esse planeta. Os dias passam e em todos os momentos a poesia se faz presente. O sol que queima e dar vida ao minúsculo ser vivo é o mesmo que ajuda em vários processos químico-biológicos que acontecem na natureza. E a natureza é um caldo de poesia com suas rimas e/ou sem rimas. O que vale é o milagre da vida que a todo instante nos surpreende com obras primas.

E se a poesia é vida, a violência não tem vez. Pra que ódio? Poesia significa o lado mais sublime da existência do ser humano. Mesmo num momento em que o lado mais obscuro do ser humano se faz presente, não só no Brasil, é importante valorizar e conclamar as palavras bonitas, o amor. Amor entre os contrários. Eu posso pensar diferente de muita gente e saber que os outros pensam também diferente dos meus pontos de vista. 

E quem gosta de poesia tem o conhecimento e principalmente o discernimento das coisas. Sabe e entende o intricado processo da natureza e suas incríveis variáveis nas transformações e reações químicas que a todo instante acontecem na terra. Os fenômenos acontecem para o aperfeiçoamento da vida. Pena que alguns vidrados no dinheiro e poder querem o instante do agora e destroem tudo em nome de um progresso predador. Daí se estabelece a fome dos que vivem na marginalidade e não tem vez. Faz-se necessário um novo olhar e explorar os recursos naturais de forma que causem o mínimo de impacto e esse progresso distribuído de forma equânime entre todos.

Mais poesia na alegria de viver todos os dias. Sejam dias de chuva, frio ou sol. Não importa. O que vale é a alegria de viver e conviver com nossos semelhantes e principalmente fazer um mundo sem o ódio e violência que permeiam a convivência mundo a fora. Como é bom cumprimentar e reverenciar a vida a todo instante numa sabedoria que extrapola todas as dificuldades e faz da vida um eterno espaço de felicidade. Mais poesia para por um fim nesses tempos sombrios de tanto ódio e desamor. Poesia é vida!

José de Arimatéa dos Santos, professor

Fonte - José de Arimatéa dos Santos

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.