News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020

SONHOU QUE ESTAVA VOANDO? VEJA O QUE SIGNIFICA

Voar é uma característica exclusiva de algumas espécies, que os humanos apenas puderam copiar pela tecnologia. Como no inconsciente tudo é possível, muitas pessoas sonham com voos de diversas naturezas.
Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015 - 09:27

A análise e a interpretação de sonhos podem ser uma maneira bastante eficiente de uma pessoa conectar-se consigo mesma, descobrindo o que é preciso mudar, sabendo os riscos de se manter uma determinada postura, encontrando um caminho para seguir e lidando melhor com situações externas e impactantes na vida, de alguma forma.

O que o voo simboliza?

Voar é uma característica exclusiva de algumas espécies, que os humanos apenas puderam copiar pela tecnologia. Como no inconsciente tudo é possível, muitas pessoas sonham com voos de diversas naturezas.

O voo sempre teve ligação com os superpoderes de heróis que fazem parte do imaginário humano, que nos remete ao poder de observar a vida "do alto", de um patamar mais amplo, e que permite diferentes ângulos e percepções. Voar está ligado também ao ar, e por isso a processos mentais, pensamentos e racionalizações.

É importante ressaltar que, ainda que as associações feitas pelo sonhador sejam fundamentais, voar pode estar ligado à liberdade, ao movimento e à soltura, e quando observamos esse símbolo em um sonho, talvez essa temática esteja sendo apresentada. Obviamente notaremos uma diferença em um sonho em que o sonhador voa num tapete, por exemplo, e outro em que voa sem aparato nenhum. Dessa maneira, também diferenciamos um voo com direção, em que o sonhador realiza seus movimentos voluntariamente, e um voo em que o sonhador se vê a mercê de movimentos caóticos sem direção nem finalidade.

As emoções que permeiam esse voo permitem compreender o símbolo de maneira mais completa. Voar com uma sensação de medo, insegurança e angústia é certamente muito diferente de voar com uma sensação de prazer e curiosidade.

A temática do voo é bastante presente em diversos personagens mitológicos, como Pégaso, o cavalo alado que serve aos deuses, Ícaro, com as asas de cera que derreteram por voar perto demais do Sol, e o próprio Hermes, o mensageiro dos deuses com seu capacete e sandálias alados, por exemplo.

Possíveis interpretações

O sonho em que o sonhador está voando em algum aparato ou engenhoca pode indicar a necessidade de uma mudança de perspectiva em relação a algum assunto. A forma como o sonhador se sente enquanto voa pode apontar para como está lidando com isso.

Voar sem aparatos e com domínio dos movimentos pode indicar experiências de autonomia e liberdade de ação que são necessárias.

Sonhos em que o sonhador voa desordenadamente, sem conseguir controlar os próprios movimentos, sem nenhum aparato e sem emoções presentes, podem indicar que a psique do sonhador está comprometida. Convém buscar ajuda profissional.

Aplicações

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

O primeiro passo para amplificar um sonho, ou seja, relacioná-lo com as experiências que estamos vivendo, sejam elas desafiadoras ou gratificantes, consiste em nos fazermos algumas perguntas:

Esse voo se dá em algum aparato ou máquina? Quem voa? Quais as emoções que permeiam o sonhador nesse voo? Que lugar está sendo sobrevoado?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

No segundo passo, nos voltamos para comportamentos que temos assumido. Se for necessária, a mudança deverá ocorrer nos seguintes aspectos:

Consigo observar a vida de ângulos diferentes? Como lido com o que percebo?

Observo meus discursos e atitudes?

Como estão meus pensamentos?

Preciso me sentir mais livre e com mais movimento em minha vida?

Sinto-me desestruturado e caótico? Sinto-me sem eixo e tomado por forças desgovernadas em mim? Preciso de ajuda?

Fonte - Personare
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.