News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

EDSON MARTINS PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PISCICULTURA

Edson Martins também defendeu a implantação de mais frigoríficos de peixe e fábricas de ração, com incentivo do governo e em parceria com a iniciativa privada.
Quinta-Feira, 23 de Julho de 2015 - 08:20

O Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), primeiro Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com a Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Rondônia, Ilce Oliveira. Também participaram do encontro lideranças comunitárias como o senhor “Jacaré” do bairro Jardim Santana de Porto Velho, Coutinho de Candeias do Jamari e Paulo Cadilac, presidente do Sindicato dos Agricultores de Candeias do Jamari e Otelina Braga, assessora parlamentar. Durante o encontro foi discutido o incentivo das autoridades para a implantação de tanque rede para criação de peixes nas regiões que compreendem os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste e nos respectivos distritos.

Edson Martins afirmou que vai propor a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a participação de todos os setores ligados e envolvidos na piscicultura no Estado. No evento, o deputado Edson Martins pretende ouvir lideranças, empresários e autoridades ligadas ao setor sobre as dificuldades e apontar soluções para o custeio da criação de peixes.

“Temos que aproveitar lagos natural e artificial, formado por usinas e pequenas centrais hidrelétricas para formação de tanque rede, junto com famílias que vivem na região, criando alternativa de sustento e renda para essas comunidades”, destacou.

Edson Martins também defendeu a implantação de mais frigoríficos de peixe e fábricas de ração, com incentivo do governo e em parceria com a iniciativa privada. Para ele é preciso garantir insumos necessários para o piscicultor, bem como garantir a compra do pescado de todas as famílias envolvidas.

A Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura Ilce Oliveira parabenizou o deputado Edson Martins pela iniciativa de propor e organizar a discussão sobre as vantagens do tanque rede na produção de peixe em cativeiro. Na oportunidade Ilce explicou a diferença do tanque rede para o viveiro escavado e defendeu a implantação de mais tanques rede nas comunidades às margens dos lagos, como forma de alternativa eficaz para produção comercial de peixe em comunidades isoladas ou distantes.

Audiência pública.

Edson Martins destacou que vai propor a mesa diretora da Assembleia Legislativa, a realização de audiência pública para debater e analisar o mercado produtor e o mercado consumidor da piscicultura rondoniense.

De acordo com o parlamentar, o evento deve acontecer provavelmente durante a programação do Mês do Peixe, atividades organizadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em todo o país, que neste ano acontece entre os dias 28 de setembro e 16 de outubro.

O deputado Edson Martins também defendeu a venda de ração de peixe em quantidades menores para o pequeno produtor, facilitando assim o manejo do produto.

Destacou ainda que o governo do Estado, através da Emater, deve continuar incentivando e capacitando os produtores com assistência técnica voltada para a criação de peixe em tanque rede.

“Precisamos continuar fortalecendo esse setor, para isso é necessário o apoio do governo para garantir o aumento da produção e a comercialização do nosso pescado de Rondônia”, finalizou. 

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.