News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

SEMUSA CAPACITA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARA TRABALHAREM COM VACINAÇÕES

O treinamento, realizado no auditório da Paróquia São Luiz Gonzaga, acontece em duas etapas: a primeira é teórica e vai de 22 a 24 de julho, a segunda é prática e vai de 27 de julho a 7 de agosto.
Quarta-Feira, 22 de Julho de 2015 - 14:46

A Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dá início nesta semana à “Capacitação em Sala de Vacina” para 30 técnicos de enfermagem que trabalham nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Porto Velho. O treinamento, realizado no auditório da Paróquia São Luiz Gonzaga, acontece em duas etapas: a primeira é teórica e vai de 22 a 24 de julho, a segunda é prática e vai de 27 de julho a 7 de agosto.

 

Segundo a chefe da Divisão de Imunizações, Elizeth Gomes, o treinamento deverá preparar os profissionais para atuarem com vacinação em campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde e também realizar aplicações rotineiramente nas unidades de saúde, pois é necessário que a estratégia de imunização tenha uma cobertura cada vez maior e homogênea. O treinamento dos profissionais de enfermagem ajuda a reduzir o índice de mortalidade por doenças que podem ser prevenidas com as vacinações, entre elas a gripe, poliomielite, sarampo, vírus HPV e outras.

“O nosso propósito é treinar os nossos técnicos para que conheçam cada tipo de vacina e saibam manusear adequadamente as doses. Há vários procedimentos que devem ser respeitados, desde as formas corretas de aplicação, o controle da temperatura e regulação dos equipamentos até as demais situações no ambiente de trabalho de um vacinador”, destacou Elizeth. Ela firma ainda que durante a capacitação todas as fases que envolvem os processos de imunização são abordados e ajustados conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A etapa prática deverá acontecer em unidades de saúde de grande fluxo de vacinação como a USF Ernandes índio, USF Manoel Amorim de Matos e UBS Maurício Bustani. Para a prática da vacina BCG, que previne a tuberculose e é aplicada em recém-nascidos, as aulas deverão acontecer na Maternidade Municipal Mãe Esperança. Após o término do treinamento os técnicos serão direcionados às salas de vacinação de suas referidas unidades de saúde e serão acompanhados por um profissional experiente no primeiro mês após a conclusão da capacitação.

            

Fonte - comunicação pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.