News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

DISTRITOS DE PORTO VELHO ESTÃO MAIS ASSISTIDOS COM REPRESENTANTES NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Visando a distribuição de recursos para a saúde, educação, agricultura, pecuária, aquicultura, lazer, cultura, assistência social, transporte e outras áreas.
Quarta-Feira, 22 de Julho de 2015 - 08:55

Se para as famílias residentes em Porto Velho há motivos para reivindicar serviços públicos com mais qualidade, a realidade dos que moram em localidades distantes da cidade-sede é mais complicada.

Uma queixa frequente e que configura desafio para gestores municipais é que os Distritos são deixados em segundo plano, e que há descaso com os problemas enfrentados por essas comunidades que asseiam pelo suprimento de, pelo menos, suas necessidades básicas.

Distantes do centro urbano de Porto Velho – que chegam a ser mais de 300 quilômetros, como é o caso de Extrema e Nova Califórnia - as famílias dos Distritos têm sobrevivido com pouco investimentos em áreas como saúde, educação, agricultura, e com a falta de incentivo às atividades de subsistência.

No entanto, uma nova expectativa passou a ser nutrida.  “É a primeira vez na história que um Distrito de Porto Velho tem um presidente na Câmara, o que é bom para que os anseios da população junto à Prefeitura sejam reivindicados”, pontuou o representante do prefeito na Câmara, vereador Jair Montes (PTC), durante a posse do presidente da Casa, vereador Jurandir Bengala (PT), que é de Jacy-Paraná.

Para Maria Rosalina, que residia em Abunã e se viu obrigada a mudar para Porto Velho após a desativação de um frigorífico onde ela trabalhava, “saber que um presidente da Câmara conhece a realidade dos Distritos, nos deixa muito felizes”, declarou Maria, que ainda deseja voltar ao Distrito que já viveu dias gloriosos quando foi palco da minissérie da Globo Mad Maria.

O morador de Jacy-Paraná, Jurandir Bengala, foi empossado presidente da Câmara Municipal de Porto Velho no dia 1º de janeiro para o biênio 2015-2016, e neste mês de julho completaseis meses de trabalho. “O vereador, desde que a assumiu a Presidência da Câmara, tem confirmado o compromisso com os Distritos, e tem tido envolvimento fundamental nas importantes conquistas que vem acontecendo para a população dos Distritos”, informou um assessor.

O Gabinete da Presidência comunicou que a população dos Distritos tem ganhando atenção especial na agenda do vereador Jurandir Bengala, e que os compromissos cumpridos recentemente incluem atividades como entrega de títulos da área de Extrema e reuniões com moradores de Abunã, Vista alegre, Extrema, Nova Califórnia, Calama, e com comunidade do setor chacareiro.

Ainda foi informado que o vereador foi autor de projeto de lei que “dispõe sobre a fixação e destinação de percentual das compensações financeiras pela utilização de recursos hídricos repassados pelas usinas hidrelétricas instaladas no Município de Porto Velho”, visando a distribuição de recursos para a saúde, educação, agricultura, pecuária,  aquicultura, lazer, cultura, assistência social, transporte e outras áreas.

Fonte - assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.