News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

SEMUSA PROMOVE TREINAMENTO EM NOVA MUTUM PARA CONTROLE DA MALÁRIA

Serão duas semanas de treinamento intensivo para aperfeiçoar técnicas de controle da malária nos distritos de Jacy-Paraná e Nova Mutum.
Terça-Feira, 21 de Julho de 2015 - 17:02

O Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (DCZ/Semusa) dará início na próxima segunda-feira, dia 20, à I Oficina de Treinamento para Supervisores e Chefes do Programa de Controle da Malária no Município de Porto Velho. Serão duas semanas de treinamento intensivo para aperfeiçoar técnicas de controle da malária nos distritos de Jacy-Paraná e Nova Mutum.
 

Segundo o diretor do DCZ, Rodrigo Golin, a oficina tem o objetivo de capacitar os 28 técnicos entre supervisores e chefes de turma do Programa Municipal de Controle da Malária das dez regiões do município de Porto Velho, visando atualizar os protocolos de atividades de Controle Vetorial conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Ele afirma ainda que os mesmos alunos desta oficina participaram em junho de uma capacitação referente ao Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP_Malária), que ajuda no monitoramento da doença através de indicadores.

Nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 1268 casos de malária em todo o município, incluindo área urbana e distritos. O número é 57,2% menor que em 2014, quando o total chegou a 2215 casos no mesmo período.

A primeira etapa acontecerá de 20 a 25 de julho no Centro Comunitário em Mutum Paraná com instruções aos supervisores. Os temas centrais envolverão técnicas de borrifação, termonebulização (fumacê), elaboração de relatórios, ciclo evolutivo da malária no período de incubação, planejamento estratégico e noções de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Na outra semana, de 27 de julho a 1 de agosto, acontecerá a segunda etapa com os mesmos temas abordados, mas desta vez direcionada a chefes de turmas. As aulas envolverão teoria e prática, quando as turmas visitarão residências de populares para aplicações de borrifação nos períodos da tarde e da noite.

O corpo de instrutores será coordenado pelo técnico Jonas Brígido Santos, supervisor técnico de endemias do DCZ. Além dele, a oficina será ministrada pelo apoiador municipal para controle da malária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luciano Almeida, e demais técnicos do DCZ, Semusa e Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Fonte - comunicação pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.