News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

SEMUSA IMPLANTA NOVOS EQUIPAMENTOS DE ULTRASSONOGRAFIA EM PORTO VELHO

Atualmente a população de Porto Velho conta com o serviço de ultrassom em sete unidades
Terça-Feira, 21 de Julho de 2015 - 07:53

Recentemente, dois novos aparelhos de ultrassonografia foram instalados na Maternidade Municipal e na Unidade de Saúde da Família Hamilton Gondim pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os equipamentos, adquiridos com recursos da prefeitura, deverão auxiliar no atendimento a gestantes e aumentar o fluxo de exames por imagem via ultrassom tanto na maternidade quanto na zona leste da capital.

A supervisora geral de radiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Paula Guimarães, explica que a aquisição e instalação dos aparelhos contribuem para o fortalecimento da rede de cuidados materno-infantil dentro da assistência à saúde municipal, dessa forma garantindo o acesso a exames de qualidade por gestantes durante os pré-natais.   

De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa (DMAC), Francisca Néry, além da maternidade e USF Hamilton Gondim, há a previsão de instalar ainda este ano o serviço de ultrassom em uma unidade de saúde na zona sul da capital.    A diretora afirma ainda que, dentro do cronograma de melhorias na rede de exames por imagem, está a ampliação do serviço de radiologia nas unidades de pronto atendimento e capacitação de profissionais de saúde para otimizar os serviços. Na última semana, 30 servidores, entre técnicos de radiologia e outros profissionais de saúde, participaram de uma atualização em mamografia.

Atualmente a população de Porto Velho conta com o serviço de ultrassom em sete unidades (Pol. Ana Adelaide, Pol. Rafael Vaz e Silva, Pol. José Adelino, Centro de Referência de Saúde da Mulher, Centro de Especialidades Médicas, Maternidade Municipal e USF Hamilton Gondim), com uma média de 1518 procedimentos realizados por mês. Com a implantação do serviço na USF Hamilton Gondim, a prioridade é o ultrassom obstétrico, mas a rede abrange outros tipos, como: transvaginal, abdômen total, pélvico, articulações, rins, vias urinárias e morfológico (para bebês).

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.