News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

PASTORAL DA SAÚDE ADERE À CAMPANHA DA FHEMERON EM BUSCA DO AUMENTO DO ESTOQUE DE SANGUE

Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) participarão nesse sábado (18), das 8h às 16 horas, no Centro de Pastorais, de uma campanha de incentivo ao cadastramento de novos doadores de sangue.
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2015 - 15:53

Agentes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Porto Velho em conjunto com uma equipe multiprofissional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) participarão nesse sábado (18), das 8h às 16 horas, no Centro de Pastorais, de uma campanha de incentivo ao cadastramento de novos doadores de sangue.

A Fhemeron é responsável pelo atendimento a todas as unidades hospitalares do Estado. A campanha, que será estendida a outras comunidades da capital, teve início dia 20 de junho na Paróquia de Santa Luzia, onde foram coletas mais de 30 bolsas, e agora é realizada com a participação dos fiéis da Catedral Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com o coordenador de Pastorais da Catedral de Porto Velho, Élcio Geraldo Cavalcante, no dia 1º de agosto a ação de solidariedade acontecerá na Paróquia de São Cristovão. A meta para este ano é ultrapassar a do ano passado, época em que foram coletadas 198 bolsas.

Segundo o pároco da Catedral de Porto Velho, padre Antônio Fonteneli de Melo, a campanha “Doe sangue, doe vida” visa sensibilizar todo o povo de Deus a desenvolver o ato de doar sangue e órgãos humanos, que por questões culturais não é muito praticado no Brasil.

A importância do gesto de doar sangue, de acordo com o padre Fonteneli vem ao encontro de um dos principais mandamentos da igreja: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei. É um gesto de estar perto daqueles que mais precisam que é doar um pouco de si pela vida do irmão, além de ser um gesto de amor”.

Quem pode doar sangue

Os requisitos para que as pessoas doem sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade.  Na faixa de 16 e 17 anos somente pode doar sangue acompanhado pelo pai, mãe ou responsável, pesar mais de 50 kg e estar alimentado com produtos de baixo teor de gordura (3 horas após o almoço). Os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano em intervalos de 60 dias e a mulher três vezes ao ano com intervalos de 90 dias.

Constituem impedimentos temporários, o doador estar gripado ou com febre, em tratamento médico, mulher grávida ou amamentando, ter ingerido bebida alcoólica no dia de doar (12 horas), tatuagem há menos de um ano, tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses, recebido transfusão de sangue ou derivados há menos de um ano e em igual período ter contraído malária.

São impedimentos definitivos, haver contraído doença de chagas, hepatite após 11 anos de idade, ou ter sido exposto à situação ou comportamento de risco que possa contrair infecções sexualmente transmissíveis. Em caso de qualquer dúvida, a pessoa deve ligar para a Fhemeron nos telefones 0800-642-5744, ou (69) 3216-2234.

Fonte - decom/gov-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.