News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020

SEMAGRIC REALIZA MUTIRÃO E RECUPERA 26 QUILÔMETROS DA ESTRADA DO BELMONT

No local, antes, havia seis agrovilas (vilas agropecuárias) que produziam frutas e verduras para as feiras livres e que com a enchente as famílias foram abrigadas em locais na cidade e agora estão retornando para a localidade.
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2015 - 10:23

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), através da Coordenadoria Municipal de Estradas Rurais realiza um mutirão para recuperar aproximadamente 26 quilômetros de estrada na localidade do Belmont, na zona Norte de Porto Velho. O mutirão começa nesta quinta- feira, 16 de julho e vai até sábado. Os serviços são de recuperação da parte que foi atingida pela enchente do rio Madeira. 

Entre eles está o de abertura da estrada, retirada de caçambas de areia, abertura de entradas para os sítios e encascalhamento. No local, antes, havia seis agrovilas (vilas agropecuárias) que produziam frutas e verduras para as feiras livres e que com a enchente as famílias foram abrigadas em locais na cidade e agora estão retornando para a localidade.

Segundo informa o Coordenador de Estradas municipais Rurais, Dione Barroso, duas equipes da Semagric estão atuando no local. “No ano passado a Força Nacional com a Defesa Civil não autorizou a gente mexer na estrada. Com o retorno das famílias, temos que realizar os trabalhos necessários para facilitar a vida desses produtores. Então, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens que retirou a areia, estamos encascalhando e abrindo o acesso em frente às casas. São setenta carradas de terra retiradas e a mesma quantidade de cascalho que é colocada”, afirma o coordenador. 

Dione Barroso explica que cerca de 30 famílias moram na localidade. E por determinação do Prefeito Mauro Nazif a Semagric dá assistência às famílias. “O prefeito nos pediu para dar uma atenção especial aos alagados. É o que o secretário Leonel está fazendo, com recursos próprios do município criou vários programas na área da agricultura e de estradas. É o caso do Programa de recuperação do Novo Madeira que está fazendo a destoca e a gradagem. Então, toda a semana estamos dando atenção aos atingidos”, acrescenta. 

Angélica Oliveira dos Santos, 63, é produtora de hortaliças e mora há 40 anos no local. “Contando comigo são seis pessoas na minha casa. Vivemos do plantio de feijão de praia, jambu, chicória, cebolinha e um pouco de tudo. Esperamos que a abertura da estrada e da entrada na nossa casa possa facilitar a nossa vida no escoamento da produção”, comenta. 

Maria Édina conta que depois da cheia do rio Madeira, ela e sua família ficaram mais de um ano fora de casa e que não se adaptaram na cidade. “Nosso lugar é aqui. Acredito que esse trabalho da prefeitura e do governo do Estado vai facilitar a vida de muitas famílias que estão voltando para retornar a trabalhar com o que realmente sabem fazer”, explica.

Esse é o sexto mutirão que a Semacric realiza em áreas rurais. O serviço já foi realizado no São Sebastião, São Domingo, Riacho Azul, Vila Franciscana e Cujubim Grande. Na semana que vem o mutirão acontece em Cujubinzinho.

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.