News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020

CONHEÇA AS 11 MOEDAS MAIS CURIOSAS DO MUNDO

Muito antes de existir o conceito de moeda, as pessoas faziam comércio trocando animais e temperos por bens. Em tempos mais recentes, produtos como cacau e queijos parmesão foram usados para pagar contas. Vamos voltar no tempo - e chegar até os dias de hoje - para conhecer 11 das moedas mais inusitadas de todo o mundo.
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2015 - 10:06

BÚZIOS

Conchas foram usadas como moeda na China, na África e na península Arábica. Quando os búzios vindo do oceano acabavam, eram feitos artificialmente, provavelmente nos primeiros casos de falsificação de dinheiro da história.

AS PEDRAS RAI DE YAP

Essas pedras não são nem um pouco práticas nos padrões atuais, já que precisavam ser movidas por várias pessoas utilizando uma haste inserida em um buraco no centro de cada moeda, mas são muito preciosas nas ilhas da Micronésia.

PELE DE ESQUILO

Na Rússia medieval, peles de esquilo eram trocadas por bens. Ainda são usadas em partes da Finlândia.

MOEDAS DO ESTADO ISLÂMICO

Segundo fotos publicadas em redes sociais, o Estado Islâmico começou a emitir suas próprias moedas. Feitas em ouro, elas são baseadas no desenho do dinar iraquiano do califado de Uthman. As sete hastes de trigo são referência ao Corão.

CRUZ DE KATANGA

Regiões da África também utilizavam moedas curiosas de metal, como a cruz de Katanga, da foto. Na região oeste do continente, fitas de aro amarradas umas às outras formando uma lâmina serviam como dinheiro.

NOTGELD ALEMÃO

Durante os eventos devastadores da Primeira Guerra e no pós-guerra, a Alemanha não tinha mais capacidade de produzir moedas de metal em grande quantidade e teve que apelar ao 'notgeld', ou dinheiro de emergência. Os valores eram impressos em qualquer coisa, desdfe papel a cartas de baralho e pedaços de couro e madeira.

MOEDAS ALEMÃS NAS ILHAS DO CANAL

As Ilhas do Canal da Mancha foram o único território britânico ocupado pelo exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Com a falta de moeda corrente, os moradores do local precisaram utilizar dinheiro criado especialmente pelos invasores alemães.

NOTAS 'DECAPITADAS' DO ZAIRE

Após a queda do presidente Mobutu em 1997, o governo do Zaire (agora República Democrática do Congo) viveu um período de falta de moeda corrente enquanto novas notas eram impressas. Eles simplesmente cortaram a cabeça do antigo ditador e seguiram usando as notas antigas até que as novas entrassem em circulação.

NOTAS SELADAS DA TRANSNÍSTRIA

Quando o estado da Transnístria declarou sua independência da Moldávia após o colapso da União Soviética, o governo local encontrou uma maneira curiosa de criar seu próprio dinheiro temporário: colou selos postais em antigas notas da URSS.

DÓLAR DA DISNEY

A Disney começou a emitir seu próprio dinheiro em 1987 para ser usado nos parques da empresa na Califórnia e na Flórida. Agora eles podem ser utilizados em todos os resorts do grupo nos EUA, em cruzeiros, lojas da Disney e em partes da ilha privada da empresa. O troco é dado em dólares americanos.

BITCOIN

O dinheiro virou digital com a chegada do Bitcoin e seus pares. Não há um lastro físico para a moeda, que também não é distribuída por uma entidade central. O saldo e balanço de cada usuário é controlado coletivamente e gerenciado por usuários, conhecidos como "mineiradores", que são recompensados pela função com mais bitcoins. O valor da moeda flutuou muito recentemente, mas os primeiros usuários teriam feito fortuna e disparado uma corrida ao ouro virtual.

Fonte - lovemoney
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.