News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

NASA DESCOBRE TAMANHO REAL DE PLUTÃO

Após a descoberta, o planeta ganhou o título de maior entre os “anões”
Terça-Feira, 14 de Julho de 2015 - 09:17

A Nasa (Agência Espacial Americana, da sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira que obteve a melhor medida para o diâmetro de Plutão: 2.370 km (com incerteza de 20 km para mais ou para menos). O número revela que o planeta é o maior entre os “anões”.

Os cientistas não sabiam se Plutão ou Éris era maior, mas descobriram que este tem um diâmetro menor, de 2.336 km (com incerteza de 12 km para mais ou para menos).

Apesar de ser menor, Éris é mais massivo, uma vez que ele é mais rochoso. Já Plutão possui uma quantidade grande de gelo e é maior que qualquer corpo celeste em volta de Netuno.

“O tamanho de Plutão tem sido debatido desde a sua descoberta, em 1930. Nós estamos animados por finalmente terminar a questão”, disse o cientista da missão, Bill McKinnon.

Outros resultados divulgados nesta segunda-feira mostram nitrogênio escapando de Plutão e a composição de gelo da calota polar do planeta, o que não foi surpresa para os cientistas.

A surpresa foi a constatação de que a calota polar se revelou bem diferente das que compõem regiões escuras vistas na superfície de Plutão. A identificação delas deve acontecer com o sobrevoo da nave New Horizons, da Nasa, na terça-feira.

Outro ponto que deve ser avaliado durante a missão da New Horizons é a altura da troposfera de Plutão (a camada mais baixa da atmosfera). Por enquanto, ela se revelou mais baixa que o esperado.

Já as menores luas de Plutão, Kerberos e Styx, estão difíceis de medir. Determinar o tamanho delas é mais um desafio para os cientistas da New Horizons.

Fonte - ebc

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.