News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 23 de Janeiro de 2021

CONHEÇA AS PROPRIEDADES DA AZEITONA

A cor e o tamanho podem variar, mas as mais comuns no Brasil são a verde e a preta. A azeitona verde, por exemplo, é mais calórica do que a preta.
Domingo, 12 de Julho de 2015 - 11:57

O sabor é inconfundível. A azeitona, fruta da oliveira, já faz parte dos pratos brasileiros e é o assunto de hoje. Você sabe quais são os benefícios dela para a saúde?

A azeitona é uma boa fonte de vitamina E, que tem propriedade antioxidante e age contra o envelhecimento precoce, tem ação anti-inflamatória, protege contra doenças cardíacas e aumenta o nível de colesterol bom do sangue. A azeitona também é rica em minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio.

Muitos dizem que ela é um alimento perigoso por causa do alto índice de gordura e da conservação em salmoura, que eleva o teor de sódio. É verdade que tudo o que é consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde e o mesmo vale para a azeitona, que é saudável, mas também é calórica.

A cor e o tamanho podem variar, mas as mais comuns no Brasil são a verde e a preta. A azeitona verde, por exemplo, é mais calórica do que a preta. No mercado é possível encontra-las a granel, em conserva e também sem caroço. Para usar em alguma receita ou como aperitivo, lave bem para tirar o excesso de sal.

Para conservar, deixe-as na geladeira na própria salmoura.

A produção no Brasil ainda é tímida por causa do clima, mas já existem produtores, principalmente no Rio Grande do Sul, no Paraná, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e em São Paulo que investiram no cultivo das oliveiras e continuam pesquisando para reduzir o índice de produtos importados, como o azeite, no mercado nacional.

Existem mais de 400 tipos de oliveiras e a produção se destaca na União Europeia e na Argentina. Portugal, famosa pela produção de azeite, abriga dezenas desses tipos, sendo que a mais comum é a Galega, no Brasil conhecida como azeitona portuguesa.

Fonte - universoJatoba

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.