Teve início na noite de terça-feira, 7 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Velho. A abertura aconteceu no auditório do Rondon Palace Hotel, sede do evento que se estende até sexta-feira, dia 10. A solenidade foi marcada pela apresentação do tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Mais de 250 pessoas entre gestores, profissionais de saúde e acadêmicos prestigiaram a abertura oficial e integram as atividades programadas até sexta-feira.
O primeiro ato foi marcado pela apresentação de dança do grupo cultural Pirueta, com posterior composição da mesa de honra onde estiveram presentes: o secretário municipal de saúde, Domingos Fernandes; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Maia; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato; o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Jurandir Bengala; a promotora do Ministério Público do Estado, Luciana Nicolau; e o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado.
Ao fim da solenidade o secretário Domingos, em nome do Prefeito Mauro Nazif, declarou a conferência oficialmente aberta e destacou que esse é o momento de buscar o aperfeiçoamento das práticas de saúde conforme as necessidades que o município apresenta. “Nós participaremos ativamente em todas as palestras e discussões, pois a participação de todos, desde o secretário e corpo técnico da secretaria até os servidores das unidades de saúde, é de vital importância para trabalharmos em prol de um planejamento eficaz”, destacou Domingos.
Na quarta-feira, dia 8, foram apresentados os êxitos na rede municipal de saúde com posterior participação do representante do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior. Já nesta quinta-feira (9) o assessor técnico da Semusa, Marcuce dos Santos, abriu as palestras que abordam os quatro eixos principais da conferência: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; e Financiamento do SUS e Relação Público-Privado. Participaram também representantes do Conselho Municipal de Saúde, Universidade Federal de Rondônia e Ministério da Saúde.
À tarde as atividades prosseguem com formação de grupos para discussão de ideias e formulação de propostas, que deverão ser formalizadas em plenária final no último dia da conferência. Ao final do evento serão escolhidos os delegados que representarão o município de Porto Velho na Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer em novembro.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.