News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

PROFESSOR DA UNIRON VAI APRESENTAR ARTIGO SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA NO ALAGOAS

O docente apresentará um artigo com o tema “Dyaspora: A Importância da Família no Processo Migratório Haitiano para o Brasil”.
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2015 - 15:41

Geraldo Castro Cotinguiba, professor da Uniron, será o representante de Rondônia em um dos eventos mais importantes da antropologia do Norte/Nordeste do país, a V Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e XIV Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste (ABANNE). O evento acontece entre os dias 19 e 22 de julho na cidade de Maceió (AL). O docente apresentará um artigo com o tema “Dyaspora: A Importância da Família no Processo Migratório Haitiano para o Brasil”.

O estudo trata sobre processos e evoluções da migração, em especial na região Norte, e será apresentado no grupo de Circulação de Pessoas, Objetos e Técnicas no Caribe, nas Guianas e na Amazônia, uma das temáticas atribuídas no encontro para tratar sobre cultura, movimentos sociais e antropologia moral.

O trabalho faz parte de um projeto mais amplo, que Geraldo vem desenvolvendo desde 2011 e que já rendeu outros frutos, como a publicação de artigos científicos e relatórios de pesquisa, além de três livros inéditos para o ensino da língua portuguesa para imigrantes. Outros três artigos já se encontram prontos para publicação até o final deste ano, somando um total de mais de 10 trabalhos realizados no mesmo segmento.

Para Geraldo, a aceitação do projeto é motivo de honra. “A vontade, agora, é poder estender a questão da pesquisa, nessa área, de forma que os alunos sejam, também, contemplados”, disse ele, que já vem trabalhando, dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniron, grupos de estudo sobre o tema,  a fim de incentivar a produção científica.

“A intenção formar uma equipe de pesquisadores na Instituição. Se tudo der certo, vincularemos o nome da Uniron à produção científica no Brasil e, por que não, no mundo, pois nossos trabalhos já são conhecidos na América Latina, Caribe e Estados Unidos. O próximo passo é escrever e publicar em inglês, para que a difusão seja maior”, planeja o professor e pesquisador.

Geraldo Cotinguiba é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Migração, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira – MIMCAB, em parceria com sua esposa, também professora, a doutora Marília Lima Pimentel Cotinguiba. Na Uniron, ministra as disciplinas de Homem Cultura e Sociedade (Contábeis/Engenharia Civil/Arquitetura) e Metodologia Científica (Fisioterapia)

Sobre o evento:

As Reuniões de Antropólogos Norte e Nordeste – ABANNE – tiveram início em 1985, em caráter bianual, onde surgiu, também, a Reunião Equatorial de Antropologia – REA. Hoje, a REA/ABANNE se configurou em um único evento trazendo reflexões em nível regional (com a participação de instituições do eixo Norte/Nordeste), bem como em nível internacional (com a participação de instituições da Região Equatorial), proporcionando a troca de conhecimentos e experiências, tanto no avanço da antropologia implicada com tais temáticas, quanto a produção e a partilha de novos instrumentos de poder, no diálogo com grupos sociais e suas lutas pelo reconhecimento de diferenças políticas e pelo combate às desigualdades.

Sediada pela primeira vez em Alagoas, a V REA e XIV ABANNE, será organizada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).  O tema escolhido para o evento, “Direitos Diferenciados, Conflitos e Produção de Conhecimentos” coloca em evidência algumas especificidades da pesquisa e do ensino de antropologia no estado.

Fonte - uniron

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.