News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA COMEMORA 17 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Com entregas de medalhas e diplomas a civis e militares o Corpo de Bombeiros comemorou na tarde de quinta-feira (2) o Dia Nacional dos Bombeiros e o 17º aniversário de emancipação da corporação, que até 1997 estava sob o mesmo comando que a Polícia Militar.
Sexta-Feira, 03 de Julho de 2015 - 15:42

Com entregas de medalhas e diplomas a civis e militares o Corpo de Bombeiros comemorou na tarde de quinta-feira (2) o Dia Nacional dos Bombeiros e o 17º aniversário de emancipação da corporação, que até 1997 estava sob o mesmo comando que a Polícia Militar.

O evento aconteceu na rua Campos Sales, no bairro Olaria, em frente ao quartel geral dos Bombeiros. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Sílvio Luiz Rodrigues da Silva, destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, formado por homens e mulheres que têm como missão solidária e altruísta a rotina diária de dedicar-se ao serviço de salvar e proteger vidas, defender patrimônios e o meio ambiente de sinistros, arriscando a própria vida e que  a homenagem que se faz é justa e pertinente.

Ele lembrou a criação da primeira guarnição de Bombeiros, em 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, depois de alguns incidentes de fogo no hoje conhecido Teatro João Caetano, no Centro do Rio.  Naquele ano, no dia 2 de julho foi assinado o decreto imperial número 1775 e formado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Quase 100 anos depois, em 1954, o então presidente Getúlio Vargas assinava um decreto presidencial efetivando a data como o Dia Nacional dos Bombeiros.

Em Rondônia a efetivação da Corporação se deu em 1998, mas desde 1988, com a promulgação da Constituição Brasileira já se começou a desenhar uma corporação independente. Em 1996, por meio de Emenda Constitucional n° 6, veio a desvinculação, e a Lei Complementar   nº 193 de 1997 a efetivou e no ano seguinte, no Dia dos Bombeiros o CBM de Rondônia passou de fato a existir.

A solenidade comemorativa teve apresentação da tropa, do hino dos bombeiros, desfile militar e entrega de títulos e comendas. E marcou também o lançamento da campanha de prevenção a incêndios domésticos, Chama Segura, cujo projeto é de iniciativa dos Bombeiros  e conta com a parceria da Amazon Gás para execução. Serão doados inicialmente 50 reguladores de gás e mangueiras de acordo com normas da ABNT.  O alvo da campanha são famílias carentes. O gerente da empresa Audrin Souza também esteve presente  na cerimônia.

As servidoras públicas Cristiane Cavalcante da Supel; Alessandra Rodrigues, Suehellen Bennesby da Sugespe; Maria do Socorro Rodrigues e Thaísa Soares da Sesau receberam o diploma de “Amigo do Corpo de Bombeiros”, em reconhecimento  ao apoio à Corporação.

MEDALHAS

A Medalha do Imperador Dom Pedro II foi concedida  a vários civis, entre eles o vice-governador Daniel Pereira, que em virtude de viagem não pôde comparecer; os demais condecorados com a medalha foram: deputado Neidson Soares,  secretário de Finanças Wagner Freitas,  superintendente de Recursos Humanos do Estado, Helena Bezerra,  promotores de Justiça Samuel Gonçalves e Shalimar Cristian Marques,  secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Domingos Sávio Fernandes,  coordenador geral de Patrimônio Mobiliário e Imobiliário do Estado, Antonio Fortunato de Oliveira Neto, representante da Federação de Atletismo de Rondônia, Walter Alves Brasil Filho; médico e diretor geral do Hospital de Base, Nilson Paniágua; superintendente de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos  Essenciais, Isis Queiroz; supermercadista João Gonçalves;  os representantes do Ciclo Cairu, Eugênio e Euflávio Ribeiro e Walcirene Lopes, servidora do DER.

Por meio da Portaria 174 de 2 de julho o CBM de Rondônia também homenageou com a Medalha do Imperador os seguintes militares:  coronel bombeiro Hamilton Santos Esteves Júnior do Distrito Federal, coronel bombeiro Carlos Gondim, do Acre, e os sargentos da  PM de Rondônia Gilvan da Silva Santos e José Walter de Oliveira.

Do interior também estão na lista de condecoração o cabo bombeiro de Ji-Paraná, Weley Alves de Oliveira; de Ouro Preto, o também cabo Adão Freitas Ferreira; de Rolim de Moura, o sargento bombeiro Luiz Mendes da Silva; de Vilhena o capitão bombeiro  Iranildo Dias de Andrade e de Guajará Mirim o cabo bombeiro Ailson dos Santos Sales.

A medalha do Mérito foi concedida a 19 bombeiros, a saber sargentos Arnaldo Rolim de Souza, Vanderlei Firmino Sales, Reinaldo Ribeiro da Silva, Shirley Aparecida Castro e  Jaques Rodrigues. Cabos  Márcia Kongeski,  Adalberto Nonato Lima, Keila Duran Sidon, Ivan de Oliveira Miranda Júnior, James Silva de Miranda, Nadson de Oliveira, Renato Rodrigues da Silva, Francisco Cirineu Silveira Maia, Elisângela da Silva Pereira e  Francisco George Fernandes. Os alunos  do curso de cabo Esdras Trajano  de Andrade, Willian Vieira de Andrade e André Borges da Silva também foram condecorados com a medalha  do Mérito.

Outros 42 bombeiros foram homenageados com a Medalha de Tempo de Serviço. Os militares foram agraciados por meio da portaria  176 do Corpo de Bombeiros pelos bons serviços prestados à sociedade  nos respectivos terceiro, segundo e primeiro decênios de efetivo serviço.

Também foram honrados com medalhas os militares coronel  Felipe Santiago Chianca como o mais antigo da corporação e  o soldado  José Carlos dos santos Generoso, como o mais moderno. Algean Carvalho Nascimento foi homenageado por ser  o mais antigo civil a serviço dos Bombeiros e Rosane Pereira de Carvalho a mais moderna. Ele incluído em maio de 1999 e Rosane em março de 2015.

O governador Confúcio Moura foi representando na solenidade pelo secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, Antonio Carlos dos Reis. Participaram da solenidade o sub-comandante da Polícia Militar, Geraldo Ataide, o comandante geral da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general  Ricardo Augusto Ferreira da Costa Neves, comandante da Base Aérea de Porto Velho, coronel Giancarlo Apuzzo entre outros convidados.

Fonte - decom/gov-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.