News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RO LANÇA PRÊMIOS GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORES DO BRASIL, EM PVH

Nos discursos que vieram a seguir, os educadores foram elogiados e incentivados a participar das competições.
Sexta-Feira, 03 de Julho de 2015 - 12:09

As manifestações de civismo e descontração marcaram o lançamento dos prêmios Gestão Escolar 2015 e Professores do Brasil 2015, na noite de quinta-feira (2), em Porto Velho. A plateia, formada por gestores e professores, foi incentivada a participar das competições, que têm como foco a valorização da administração das escolas na busca pela excelência e o reconhecimento do trabalho do profissional que atua na educação básica da rede pública.

A expectativa entre gestores e professores em relação aos prêmios ficou clara desde o início da cerimônia. Como só é comum em cerimônia com militares, eles cantaram alto e com indisfarçável orgulho o hino Céus de Rondônia, acompanhados pelos violonistas Téo Afonso e Bira Lima.

Nos discursos que vieram a seguir, os educadores foram elogiados e incentivados a participar das competições. “Estes prêmios são a ponte para o sucesso dos nossos alunos”, avisou Rosilda Shockness, a coordenadora estadual do Gestão Escolar.

E se alguém ainda relutava em disputar um dos prêmios, o professor Nilson Gonçalves Vieira, diretor da Escola Estadual Hélio Neves Botelho, contribuiu para acabar com as dúvidas. “Vocês querem viajar pelos Estados Unidos, conhecer iniciativas vitoriosas? Este é o momento. A experiência é única e vocês serão sempre lembrados pela conquista”, discursou entre e demorados aplausos.

Nilson levou a escola a ser “Destaque Nacional” em Gestão Escolar, ano base/2010. Como prêmio representará Rondônia no Intercâmbio de Experiências de Diretores Escolares nos Estados Unidos.

A coordenadora estadual de Educação em Porto Velho, Irany Oliveira, concordou com o professor Nilson. Segundo ela, o setor educacional nos Estados Unidos é muito avançado e oferece exemplos viáveis, como o Programa de Ajuda Financeira a Escolas (Proaf), que desburocratiza a liberação de recursos para pequenos gastos que os diretores precisam fazer nos estabelecimentos.

Irany diz que a experiência foi colhida nos Estados Unidos e, no Brasil, só existe em Rondônia. Na reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece recentemente em Porto Velho, vários secretários pediram cópia da legislação para implantar em seus estados.

LEGISLATIVO

O deputado estadual Cleiton Roque, que representou a Assembleia Legislativa, defendeu a participação dos educadores no prêmio. Defensor ferrenho de uma escola no município de Pimenta Bueno, sua base eleitoral, ele disse que é possível superar os problemas nacionais através da educação. Sobre esta área, ele declarou: “temos melhorado muito e isto está sendo reconhecido. As pessoas falam. Mas podemos fazer mais, somos capazes de fazer a diferença”.

Os argumentos do deputado foram corroborados pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, que também é a coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar. Para ela, o empenho dos profissionais da área pedagógica tem repercutido na Assembleia Legislativa e, por conta disto, os pleitos por mais recursos estão sendo atendidos.

Gavioli disse que gostaria de ver uma escola de Rondônia como vencedora e lembrou que a última campeã é de um município pobre do estado do Ceará, onde não há laboratórios nem quadra para a prática de esportes.

A secretária acrescentou que as melhorias na educação têm um componente indispensável que o incentivo do governador Confúcio Moura. Como parte destas ações, ela citou uma orientação recebida para realizar um projeto que denominou Seduc Itinerante, que é ir às escolas do estado, com a estrutura da secretaria, para conhecer e promover as melhorias necessárias. As visita, segundo Gavioli, iniciam em agosto e encerram em dezembro.

Fonte - decom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.