News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Domingo, 29 de Novembro de 2020

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACONTECERÁ DE 7 A 10 DE JULHO

Para esclarecimentos e sugestões: Marcuce Miranda dos Santos – Astec/Semusa (69) 9229 1839; Jane Cardoso – Astec/Semusa (69) 9208 1606.
Sexta-Feira, 03 de Julho de 2015 - 09:49

Na próxima semana, de 7 a 10 de julho, será realizada a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Velho, que nesta edição tratará do tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Serão quatro dias de palestras, discussões e exposição de ideias que visam melhorias no sistema de saúde pública no âmbito municipal. O evento, que é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Conselho Municipal de Saúde, acontecerá no Rondon Palace Hotel.

A Conferência acontece a cada quatro anos para reunir gestores da saúde pública, funcionários, prestadores de saúde e sociedade civil a fim de avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde no contexto dos 25 anos do SUS, tendo sua abordagem dividida em quatro eixos principais:

I. Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;

II. Participação Social; 

III. Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;

IV. Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.

Para que fosse possível realizar a 8ª Conferência Municipal de Saúde, houve eleição de delegados em todos os distritos das áreas rurais de Porto Velho e também das zonas urbanas da cidade, nas chamadas pré-conferências. Segundo Marcuce dos Santos, assessor técnico da Semusa e palestrante da Conferência, “o objetivo das pré-conferências foi garantir a participação de representações de todos os distritos do município, de forma democrática, que aliados aos delegados da área urbana, irão se unir para trazer propostas que contemplem as necessidades de saúde da forma mais real possível”.

Durante a abertura haverá apresentação sobre as pré-conferências e atração cultural do grupo de dança Pirueta. O segundo dia terá foco na apresentação de experiências positivas da rede municipal de saúde e atenção básica em Porto Velho, com posterior palestra do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior.

No terceiro dia será dada sequência nas palestras com representantes da Semusa, Ministério da Saúde (MS), Conselho Municipal de Saúde e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) pela manhã. No mesmo dia à tarde acontecerão as discussões em grupo e apresentação de propostas. Por fim, o quarto e último dia servirá para a aprovação das propostas finais, moções e eleição dos delegados que deverão participar da Conferência Estadual de Saúde.

Para esclarecimentos e sugestões: Marcuce Miranda dos Santos – Astec/Semusa (69) 9229 1839; Jane Cardoso – Astec/Semusa (69) 9208 1606.

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.