News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

RONDÔNIA É O TERCEIRO ESTADO A TER TELEFONIA MÓVEL E INTERNET EM 100% DOS MUNICÍPIOS

Ele participou, nesta quinta-feira (2), em Porto Velho, da solenidade de inauguração dos serviços, juntamente com o governador Confúcio Moura, prefeitos e secretários de estado.
Quinta-Feira, 02 de Julho de 2015 - 16:20

O sistema de telefonia móvel que beneficia distritos de vários municípios do estado é, na avaliação de Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, uma revolução econômica silenciosa que ocorre no estado. Ele participou, nesta quinta-feira (2), em Porto Velho, da solenidade de inauguração dos serviços, juntamente com o governador Confúcio Moura, prefeitos e secretários de estado.

Artur Coimbra representou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Ele disse que a inauguração dos serviços de telefonia móvel nos distritos traz vantagens que vão além da inclusão digital. “Teremos melhoria da qualidade de vida da população rural. As pessoas não precisarão mais ir às cidades para ter acesso a este tipo de serviço. A estrutura vai propiciar também crescimento econômico”, anunciou.

O representante do Ministério das Comunicações explicou que não se trata de projeto de curto prazo, ou de algo similar à construção de uma praça ou ponte, que podem ser visualizados imediatamente. “O que temos aqui é um projeto que vai gerar uma revolução econômica e silenciosa no estado. Daqui a 10 anos, Rondônia estará em posição destacada neste campo em relação demais estados”, garantiu.

EMPENHO

Coimbra acentuou que, por iniciativa do governo federal, todos os municípios brasileiros terão serviço de banda larga móvel num raio de 30 quilômetros do limite da área urbana. Ele acrescentou que, em Rondônia, o governo estadual se empenhou para levar os serviços de telefonia móvel a 100% dos municípios. No país, até agora, só dois estados fizeram isto.

O prazo é final para que as sedes dos municípios e cidades localizadas num raio de 30 quilômetros destas sedes sejam contempladas com telefonia móvel e internet é o final de 2015.

A previsão de Arthur Costa é que, por ser um grande celeiro de produção agropecuária, Rondônia vai se beneficiar diferenciadamente da cobertura de banda larga na telefonia móvel rural. Um dos impactos esperados o aumento da produtividade e redução de custos.

QUALIDADE

A diretora regional da Claro Centro-Oeste, Soraia Tupinambá, explica que o cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está antecipado e que isto só foi possível porque o governo do estado atuou decididamente para agilizar os procedimentos. “Dos 52 municípios de Rondônia, já conseguimos cumprir a meta em 34”, revelou.

O operadora foi selecionada em licitação nacional para realizar a implantação da telefonia móvel nos distritos. Soraia afirmou ainda que a Claro tem compromisso de entregar projeto executado, mas não abre mão da qualidade. “É uma retribuição à população pela confiança deposita em nós”, concluiu.

A entrega do serviço de telefonia móvel e internet em todos os municípios de Rondônia é resultado do empenho do governo do estado, Ministério das Comunicações e prefeituras, segundo o governador Confúcio Moura. Ele afirmou que a internet vai integrar escolas, saúde e os poderes constituídos num amplo sistema de comunicação. “É um acontecimento histórico que vai agradar a população”, disse.

Com telefone celular e internet funcionando, segundo Confúcio, o agricultor terá na sua propriedade os benefícios do avanço tecnológico. Ele prevê que a educação sem contemplada através de aulas em videoconferência, por exemplo. O governador também explicou que a internet rápida chegará através da Infovia por meio de fibra ótica já está instalada em diversas localidades.

BENEFICIADAS

As cidades contempladas nessa fase do projeto são: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Cabixi, Cacoal, Candeias do Jamari, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Itapuã do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, São Felipe D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.

Fonte - decom/gov-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.