News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 05 de Dezembro de 2020

ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FAZEM ESTÁGIO EM SEIS ÓRGÃOS DO GOVERNO DE RONDÔNIA

Os primeiros alunos a estagiar são das áreas de química, edificações, informática e eletrotécnica, nos períodos matutino e vespertino. Até o momento,
Quarta-Feira, 01 de Julho de 2015 - 11:19

O estágio não remunerado é obrigatório para a formação profissional dos mais de 13 mil alunos do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). Em maio passado foi assinado um termo de cooperação com o governo do Estado a fim de que grande parte deles estagiasse em vários órgãos públicos em funções administrativas, tecnológicas, engenharia, educacionais e científicas. A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) é o órgão responsável pelo acolhimento e distribuição destes alunos em cada especialidade.

Isis Queiroz, titular da Sugespe, informou que em 19 maio o governo de Rondônia celebrou o Termo de Compromisso 003/PGE2015, com o Ifro, válido até 2020, para a concessão de estágio educacional obrigatório não remunerado de estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “Inicialmente acolhemos 58, e pretendemos absorver por volta de 1.500, o que desonera nossa folha de pagamento, capacita os alunos e os ambienta no mercado de trabalho, podendo alguns optarem pelo serviço público”, disse.

Os primeiros alunos a estagiar são das áreas de química, edificações, informática e eletrotécnica, nos períodos matutino e vespertino. Até o momento, os acolhedores são a Sugespe, Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP), Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Departamento Estadual de Obras Civis e serviços Públicos (Deosp) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta primeira semana de julho serão acolhidos os estagiários que atenderão à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O reitor do Ifro, Uberlando Leite, comemorou a assinatura do termo de cooperação com o governo de Rondônia, porque os cursos oferecidos pelo instituto são profissionalizantes e exigem os estágios, que variam de 200 a 400h, conforme os cursos. Um fator importante é o foco pretendido pelo Ifro, que é a inserção dos profissionais formados no mercado de trabalho.

“Somos uma instituição multicamp e temos hoje sete unidades presenciais (Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e duas em Porto Velho) e uma à distância (campus da avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho). A oitava unidade presencial começa a funcionar no dia 17 de julho, em Guajará Mirim”, informou Uberlando.Os cursos são ofertados para 25 polos, em 24 municípios de Rondônia, o que totaliza 150 cursos, para mais de 13 mil alunos.

Fonte - decom - governo de rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.