News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

BAIRRO PLANEJADO É ALTERNATIVA PARA MORADIA SEGURA E COM QUALIDADE DE VIDA

Opção de condomínio com infraestrutura surpreendente está disponível em Porto Velho.
Terça-Feira, 30 de Junho de 2015 - 15:50

No estudo da Delta Economics & Finance/América Economia, que classificou as 100 melhores grandes cidades do país, Porto Velho aparece entre as dez últimas colocadas. A análise levou em conta características como qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, governança, entre outros fatores.

A pesquisa ilustra o sentimento da população de Porto Velho, como é o caso da moradora Iranir Marques de Souza, do Bairro Ulisses Guimarães que vive em uma rua sem asfalto, coleta de lixo e segurança.

A poucos metros da casa dela, outra moradora vive uma realidade diferente. É o caso da cabeleireira Aline Barbosa Guimarães, que mora em um bairro planejado há três anos. Segundo ela, a vantagem de morar em um condomínio privado está na possibilidade de usufruir de segurança, conforto e saneamento. “Gosto principalmente da pista de caminhada. Sempre que chego em casa, pego minhas filhas e vou passear. Acho melhor que a pista do aeroporto”, relata.

Do outro lado da cidade, no bairro Novo Horizonte, o funcionário público Augusto Cesar não tem a mesma sorte. “A rua é sem asfalto. Nessa época o pé afunda na poeira. Quem sai a noite precisa ter atenção, porque a escuridão esconde os buracos que estão acabando com o pouco de asfalto do bairro”.

Um bairro localizado na BR-364, saída para Cuiabá, se destaca por oferecer moradia segura e com qualidade de vida. Trata-se do Bairro Novo, conjunto dividido em doze condomínios e com cerca de 9 mil moradores.

O diferencial do local foi o planejamento inicial antes da construção do projeto. Todos os 12 condomínios possuem sistema de coleta de águas pluviais como caixas coletoras, iluminação pública e dissipadores de energia. O sistema de saneamento básico do Bairro Novo é constituído de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem. A pista de caminhada, que agrada aos esportistas, tem 3 km de extensão e o asfalto é de qualidade.

Todos esses itens contrastam diretamente com a realidade da Capital,que ficou em último em um ranking que avalia a melhor rede de saneamento básico para a população do país, por exemplo. A pesquisa foi realizada pela Organização Trata Brasil que apontou índice de tratamento de esgoto municipal de 0,31% na capital. Além disso, o conjunto está envolto de uma grande extensão de área verde (Área de Preservação Permanente – APP).

MORADORES SATISFEITOS

O administrador Denis Carvalho, residente do condomínio Alfazema, conta que mora no Bairro Novo desde fevereiro deste ano e não reclamação. “Não sofro com alagações dentro do condomínio”, diz. Já a funcionária pública Adriana Oliveira, moradora do condomínio Lírio há dois anos, afirma que não se mudaria do local onde vive. Além da tranqüilidade, ela aprova a estrutura. “É tudo limpinho e pavimentado. Não falta água e a estrutura do condomínio atende às minhas necessidades”, diz.

A Bairro Novo é uma empresa da organização Odebrecht, que atua em mais de 18 países. É possível adquirir uma residência no condomínio com as facilidades do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida usando inclusivo o FGTS. O Bairro Novo oferece condomínios com estrutura de segurança e infraestrutura de lazer para toda a família.

Fonte - Assessoria
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.