News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021

PREFEITURA E IFRO TRATAM DE DOMINIALIDADE DE ÁREAS E NOVAS PARCERIAS

O processo de transferência está em andamento.
Segunda-Feira, 29 de Junho de 2015 - 11:45

Com o objetivo de resolver questões relativas à dominialidade das áreas ocupadas por seus pólos e de estabelecer novas relações de parceria com a Prefeitura de Porto Velho, uma comitiva de diretores do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), encabeçada pelo reitor, Uberlando Leite, procurou o prefeito, Mauro Nazif, para encaminhar seus pleitos e demandas. A reunião aconteceu na sexta-feira (26), na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), contando com as presenças dos secretários municipais de Regularização Fundiária (Semur), Márcia Luna, e Transportes e Trânsito (Semtran), Carlos Gutemberg, como também do secretário adjunto da Sempla, José Rocha, e do diretor-presidente da Emdur, Gerardo Martins.

Leite explicou que a falta de dominialidade das áreas impedem o Ifro de executar muitos projetos que dependem de recursos federais. “Viemos procurar o prefeito com o objetivo de tratar das áreas dos campus Calama e Jorge Teixeira, como também de uma área onde será instalada a nova sede da reitoria, na Avenida Lauro Sodré, próxima do prédio da Polícia Federal e do Incra. O segundo objetivo foi o de tratar sobre parcerias entre o Ifro e a Prefeitura de Porto Velho em diversas áreas, desde as partes de pesquisa e extensão, que envolvam capacitação de servidores, como também nas áreas de capacitação de produtores rurais e outras mais. Como ocorre em outros municípios, é importante para o Ifro ampliar suas relações com o município de Porto Velho”, disse o reitor. 

Sobre a área do Campus Calama, Gerardo Martins explicou que a hipoteca da área já foi assumida pela Emdur, restando ainda a tramitação dos documentos de transferência, que estão em processo. “A área que o Ifro ocupa no Campus Calama é de dominialidade da Emdur. O processo de transferência está em andamento. Fizemos a permuta da hipoteca que havia e que já foi retirada do nome do Ifro. Agora, aguardamos apenas os procedimentos naturais para a transferência completa da dominialidade. Temos procurado acelerar isto, mas as coisas não correm segundo o tempo que gostaríamos, de forma que há coisas às quais só resta aguardar”, disse o presidente da Emdur.

Quanto à área do Campus Porto Velho Zona Norte, na Avenida Jorge Teixeira, e da área da nova sede da reitoria, a ser construída na Avenida Lauro Sodré, a Semur ficou de realizar o levantamento atualizado do andamento dos processos e apresentar o assunto numa reunião posterior, acertada para ocorrer no dia 14 de julho, quando também o Ifro explanará suas propostas de parcerias entre a entidade e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da realização de cursos de capacitação.

O prefeito elogiou as iniciativas do Ifro e disse que a Prefeitura está empenhada em avançar nos processos de regularização das áreas. De sua parte, o reitor Uberlando Leite elogiou a reunião acontecida. “Foi bastante produtiva. Agendamos um desdobramento para o dia 14 de julho, quando apresentaremos à Prefeitura as possíveis parcerias que possam ser estabelecidas e tratar também da regularização das áreas em questão. Assim, avaliou como muito positiva nossa reunião, que promoveu maior aproximação entre as instituições”, finalizou.

Fonte - assessoria - pmpv

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.