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Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

DETRAN ADERE AO SISTEMA ESTADUAL DE OUVIDORIA PARA ATENDER DEMANDAS DA POPULA플O

O sistema de Ouvidoria foi desenvolvido pela Detic e implantado no primeiro trimestre de 2014, atendendo demanda do ouvidor geral do Estado, Vicente Moura.
Sexta-Feira, 26 de Junho de 2015 - 11:19

O Departamento Estadual de Trânsito em Rondônia (Detran-RO) aderiu, na última terça-feira (23), ao sistema de gerenciamento das manifestações públicas utilizado na maioria dos órgãos da administração estadual. O processo de incorporação finalizou após repasse das funcionalidades do sistema aos colaboradores da Ouvidoria do Detran-RO, sob a supervisão da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) e a Ouvidoria Geral do Estado.

Com o repasse, os servidores do Detran-RO, Janniany Kelly de Oliveira Lobo e Tiago José Freitas Batista, estão tecnicamente aptos ao manuseio da ferramenta sistêmica que recebe, encaminha e acompanha sugestões, solicitações, informações, reclamações, denúncias e elogios da sociedade ao governo. É o que assegura Geilma Fernandes de Brito, analista de sistemas da Detic e agente do treinamento realizado em parceria com Bosco Cardoso, da Ouvidoria Geral.

O sistema de Ouvidoria foi desenvolvido pela Detic e implantado no primeiro trimestre de 2014, atendendo à demanda do ouvidor geral do Estado, Vicente Moura. Seu objetivo, ao elaborar o projeto, era criar um canal democrático de participação da sociedade, junto aos agentes públicos, para que a população faça um controle social dos serviços prestados.

Atualmente essa realidade também está ao alcance dos cidadãos que demandam os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito. Os usuários que movimentam o atendimento da autarquia responsável pelo gerenciamento do trânsito rondoniense, encontram no site http://ouvidoria.sistemas.ro.gov.br/ a possibilidade da manifestação, que pode ser anônima ou notória, com opção de anexar documentos – vídeos, imagens, áudios e textos.

As respostas governamentais serão encaminhadas através de e-mail, carta, correspondência oficial, telefone, pessoalmente ou acessando o site da Ouvidoria (a partir do número de protocolo gerado no registro da manifestação), de acordo com a preferência dos manifestantes.

Além da Ouvidoria, a Detic projetou outros sistemas que são utilizados por servidores estaduais e a população em geral. Consulta Pública de Processos, Biblioteca Livre, e-Sic, entre outros, estão catalogados de maneira interativa no www.sistemas.ro.gov.br.

O portal disponibiliza informações voltadas ao melhor aproveitamento dessas ferramentas governamentais, compartilhando suas melhores práticas através de Manuais de Utilização, FAQs e Avisos.

Fonte - decom

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