EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA É APRESENTADA AOS SECRETÁRIOS DO PAÍS DURANTE REUNIÃO DO CONSED

A apresentação foi dividida em três pilares: gestão, pedagógica e estrutura da Seduc.
Quinta-Feira, 25 de Junho de 2015 - 16:13

Os pontos mais importantes do desenvolvimento da educação de rede estadual de Rondônia foram apresentados pela secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, aos representantes das demais secretarias de Educação do país durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho dos Secretários de Estado da Educação (Consed) em Porto Velho, nesta quinta-feira (25). A apresentação foi dividida em três pilares: gestão, pedagógica e estrutura da Seduc.

Inicialmente, Fátima apontou os pontos turísticos de Porto Velho e demais regiões do Estado, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e as  Caixas d’Água, na capital. A secretária seguiu a apresentação expondo dados gerais sobre os números da educação do Estado, mostrando quantidade de escolas, alunos, professores e técnicos, além de apontar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2005 a 2013, quando Rondônia atingiu o 8º melhor índice do Brasil nos anos iniciais (1º a 5º) do ensino fundamental.

A titular da Seduc apresentou estratégias de melhoria da educação estadual divididas em gestão, pedagógico e estrutura. Fátima comentou que, para 2021, as metas do Ideb são 5,8 nos anos iniciais, 5,2 para anos finais e 4,8 para o ensino médio. A apresentação da parte pedagógica continuou com a exposição dos programas, projetos e pactos da Seduc, desde os de correção de fluxo escolar aos tecnológicos.

A gestão foi apresentada através da implantação da Gestão Democrática e do Diário Eletrônico, do repasse de recursos do Programa de Apoio Financeiro às Escolas (Proafi) e dos investimentos de qualificação profissionais aos professores e técnicos da Seduc.

Fátima comentou que o Governo de Rondônia investiu até o momento mais de R$ 130 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de escolas no Estado. Os investimentos foram exemplificados pela iniciativa “Escola de Cara Nova”, que moderniza o visual das unidades escolares, pelo programa Eficiência Energética, o qual revitaliza a parte elétrica das escolas, pela entrega de instrumentos tecnológicos aos professores e a utilização do transporte escolar.

A secretária ponderou que, para muitos, Rondônia pode parecer pequeno em números, mas que tem uma realidade muito parecida com outros a educação de outros Estados. “A educação é uma realidade de todo mundo. E, em Rondônia, temos uma busca incessante pelo desenvolvimento e excelência da educação do nosso Estado”, concluiu.

Fonte - DECOM/GOV-RO

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.