ZONA LESTE DA CAPITAL TERÁ "DIA C" COM DIVERSAS ATIVIDADES

As cooperativas de Rondônia estão engajadas na realização do Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”, que será celebrado no dia 4 de julho, das 9 às 13h, na Paróquia São Thiago, na Zona Leste, em Porto Velho.
Quarta-Feira, 24 de Junho de 2015 - 16:24

As cooperativas de Rondônia estão engajadas na realização do Dia de Cooperar, também chamado “Dia C”,  que será celebrado  no dia 4  de julho, das 9 às 13h, na Paróquia São Thiago, na Zona Leste,  em Porto  Velho.

Os moradores da região terão acesso a uma gama de serviços que incluem a emissão de documentos, atividades culturais, orientações para elaboração de currículos, corte de cabelos e até doação de sangue.

Segundo o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, a escolha da Zona Leste de Porto Velho para a realização desta ação foi orientada por um dos princípios do cooperativismo. “É o de atuarmos no interesse pela comunidade. Nesse caso, a escolha foi motivada também por ser uma região populosa e a paróquia é um ponto de referência entre os moradores”, explica.

Entre as cooperativas e parceiros que já confirmaram presença estão a COOTAMA e Unimed Porto Velho. Além de diversos órgãos como a Prefeitura Municipal de Porto Velho, Governo do Estado, SEAS, Tudo Aqui, Policia Militar, SESDEC, FHEMERON, Coordenadoria da Juventude, Coordenadoria da Mulher, Semtram, Caerd, Semes, Sebrae,  Emater, Senac e SESC.

Em nome de todas as cooperativas, Rodrigues reforça o convite para que a população, não apenas da Zona Leste, mas de toda Porto Velho, participe do Dia C. “Estamos fazendo uma programação que abrange todas as idades, tanto para homens quanto mulheres. Serão atividades abertas a todos e com lazer para a garotada. Basta vir e participar”, enfatiza.

Por dentro do "Dia C"

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são mais de 1.100 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1200 ações voluntárias.

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop** em seu estado.

*  Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Sistema OCB/RO - Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia e pelo Sescoop/RO.

Fonte - Assessoria

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.