NAS COMEMORAÇÕES DOS 47 ANOS UNESC ENTREGA BIBLIOTECA COM ESPAÇO TRIPLICADO

A comemoração dos 47 anos da Instituição terá ainda a apresentação do Coral Unesc, o descerramento de placas e bolo de aniversário.
Quarta-Feira, 24 de Junho de 2015 - 14:20

A Unesc (Universidade do Extemo Sul Catarinense), de Criciúma, completou 47 anos de história nesta segunda-feira (22/6) e comemora a data entregando para professores, alunos, funcionários e a comunidade regional, uma Biblioteca com espaço triplicado, mais moderno e com uma série de novidades. O evento ocorre nesta sexta-feira (26/6), às 18 horas, com a inauguração da passarelacoberta, que liga o Terminal do Bairro Pinheirinho ao Bloco Administrativo da Universidade, e segue com a apresentação da nova estrutura da Biblioteca Professor Eurico Back. A comemoração dos 47 anos da Instituição terá ainda a apresentação do Coral Unesc, o descerramento de placas e bolo de aniversário.

A Biblioteca possui 150 mil volumes, quase 100 mil periódicos (revistas e jornais) e 5 mil mapas e multimeios (vídeos e áudios). Com a reforma e ampliação ela passou de 1 mil metros quadrados para 2,7 mil metros quadrados. Cada novo espaço construído pela Universidade homenageia um grupo de colaboradores e o da Biblioteca recebe o nome das funcionárias Rosangela Westrupp (bibliotecária há 19 anos na Unesc), Jadna Beatriz Pelegrin e Maria Conceição de Oliveira Salvador e dos professores Claudio Ricken, Ricardo Luiz de Bittencourt e Valcir Mantovani.

Entre as novidades, a coordenadora da Biblioteca, Elisangela Just Steiner, elenca o arquivo deslizante para periódicos, o  aumento de cinco salas de estudo em grupo para onze salas para oito pessoas cada (o dobro da capacidade anterior), o aumento para 16 microcomputadores para a consulta ao acervo, o aumento da área para o acesso à internet, a instalação de plataforma elevatória para pessoas com deficiência e idosos possam se locomover com comodidade até o primeiro andar e a criação do Espaço Infantil, não apenas para crianças, mas para todos que gostam de literatura infantil e estudantes de Pedagogia e Letras.

“Olho para a Biblioteca e vejo nela o sonho de muitas pessoas sendo realizado. Ela é referência e a maior da Amrec e Amesc. É um presente não só para nossos alunos, professores e funcionários, mas para toda a comunidade”, afirma Elisangela.

Uma Instituição que nasceu da comunidade

No dia 22 de junho de 1968 foi criada a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), pela Lei Municipal n. 697, com cursos voltados para o Magistério e de cunho comunitário. A Universidade foi criada em 17 de junho de 1997, e tem a Fucri como mantenedora.

Hoje, a Unesc possui cerca de 13 mil alunos (destes, 187 estrangeiros) entre o Colégio Unesc, graduação, especialização, Mestrado e Doutorado, 673 professores e 669 funcionários. Com 50 cursos de graduação, 25 de pós, seis Mestrados e dois Doutorados, os alunos e professores da Instituição desenvolvem, atualmente, 301 projetos de pesquisa e 86 de extensão. A cada semestre, cerca de 50 mil atendimentos em diversas áreas da saúde são realizados gratuitamente nas Clínicas Integradas, além dos atendimentos à comunidade da região realizados pela Unidade Judiciária de Cooperação, com locais como as Casas da Cidadania.

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, explica que uma Universidade se diferencia de outras Instituições de Ensino por atuar em ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, o trabalho direcionado para cada uma dessas dimensões, também beneficia as demais. “O ensino, a pesquisa e a extensão estão intimamente inter-relacionados na Unesc. As decisões tomadas e as ações realizadas em uma delas refletem em benefícios para as demais. E essa interação agrega qualidade na formação profissional e pessoal de nossos alunos”, afirma.

Volpato afirma que a trajetória da Unesc foi construída com muito trabalho e que ela nasceu da comunidade e tem compromisso com ela. “Ela procura socializar com a comunidade o conhecimento acadêmico produzido, ao mesmo tempo em que aprende com o conhecimento popular”, comenta.

Saiba mais:

Passarela entre Bloco Administrativo e Terminal

Com aproximadamente 170 metros quadrados, a passarela foi concluída no primeiro semestre de 2015 pela Engeton, empresa que patrocinou a obra. O processo de busca de parceiros para a construção da passarela teve a participação do DCE Unesc e da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade.

Biblioteca

O térreo da Biblioteca possui: guarda-volumes, recepção (empréstimo/devolução), consulta ao acervo, acervo (livros, referenciais, livros em Braile, coleções), espaço de leitura, Espaço Infantil, salão de estudos, salas de estudos em grupo, Central de Fotocópias, banheiros, escada e plataforma elevatória.

No primeiro andar há: salão de estudos, sala para exposição de obras do acervo artístico-cultural da Instituição, espaço de leitura, salas de estudos em grupo, sala de estudos individuais, coordenação, base de dados, acervo de periódicos, acervo de multimeios, sala de tratamento da informação, área de acesso à internet e banheiros.

Fonte - Assessoria de Imprensa

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.