News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

SOMBRAS QUE ASSOMBRAM: O EXPRESSIONISMO NO CINEMA ALEMÃO NO SESC RONDÔNIA INICIA NESTA SEXTA-FEIRA

Os filmes acontecem na década de 1920 e possuem características muito expressivas da época.
Terça-Feira, 23 de Junho de 2015 - 12:02

Nove produções farão parte da programação do CineSesc que acontecerá no período de 24 de junho a 6 de julho no Sesc Esplanada. Trata-se de produções cinematográficas que fazem parte da Mostra “Sombras que Assombram – O expressionismo no cinema Alemão”, que retrata manifestações no período em que a Alemanha estava arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras.

Os filmes acontecem na década de 1920 e possuem características muito expressivas da época. O Expressionismo no Cinema Alemão trata-se do encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos, como misticismo, sobrevivência, sangue e morte. Utilizam coreografias exageradas, interpretações caricatas e teatrais em um cenário distorcido. É possível observar a utilização de temas folclóricos, literários, sombrios e fantasioso que configura um cenário de terror.

Quem fará a abertura do evento nesta sexta-feira, às 20h, será a Banda Tuer Lapin, convidada a participar da Mostra por ter experiências com trilha sonora para espetáculos teatrais e filmes. Como a mostra reúne filmes da era do cinema mudo, a exibição será sonorizada ao vivo pela banda que fará uma releitura da trilha sonora do filme "A Última Gargalhada" de F.W. Murnau.

Confira a programação

24/06 - Abertura teatro 1 Sesc Esplanada - 20h -  A última gargalhada

O velho porteiro de um elegante hotel alemão trabalha orgulhosa e dedicadamente, sendo seu uniforme um sinal de respeito para sua família, amigos e demais empregados do hotel. Mas o novo gerente acredita que ele está velho demais para carregar bagagens pesadas e exercer toda a rotina da portaria de um grande hotel, e o rebaixa a servente do banheiro masculino.

Isso causa um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima. Trata-se uma dolorosa tragédia alemã, em que o uniforme é um símbolo sagrado e quase faz às vezes de protagonista da história.

25/06 -  Gabinete do Dr. Caligari - 19h Audicine

Considerado um marco do expressionismo no cinema, “O gabinete do Dr. Caligari” deu origem ao “caligarismo”, estilo que expõe as distorções que vêm de um extravasamento emocional. O filme inicia com a narração de um jovem sobre um estranho acontecimento ocorrido em sua pequena cidade natal envolvendo um médico (Caligari) que manipula as ações de um sonâmbulo (Cesare).

O médico que trabalhava em um manicômio fica transtornado quando surge um sonâmbulo como paciente e resolve dar vazão a seu furor cientificista, testando se um sonâmbulo pode realmente ser manipulado a ponto de cometer atos atrozes, inclusive assassinato. O médico e o sonâmbulo se instalam em uma feira de atrações e instauram o pânico no local.

26/06 – As mãos de Orlac - 19h Audicine

Um pianista apaixonado pela esposa perde as mãos em um acidente e aceita participar de uma experiência de transplante de mão, a fim de poder retomar sua vitoriosa carreira como concertista. Tudo transcorre bem até que ele descobre que as mãos transplantadas eram de um assassino.

O pianista fica então transtornado e passa a acreditar que está tendo os mesmos impulsos do antigo dono das mãos. A partir desse momento, inicia-se a loucura do personagem, perdido, enojado com suas mãos. Como tocar no corpo amado de sua esposa e nos teclados do piano com aquelas mãos maculadas pelo crime?

29/06 – O Golen - 19h Audicine

Golem é um ser mítico da tradição judaica, que pode ser trazido à vida por meio de um processo mágico. O imperador de certo reino baixa um decreto contra os judeus, ordenando que eles deixem o reino urgentemente sob pena de serem severamente punidos.

Uma espécie de rabino concebe em um ritual o ser de barro inanimado, o golem, um servo do povo judeu. O rabino controla a vida do golem retirando a estrela de Davi de seu peito, porém o monstro percebe isso e passa a proteger a estrela. O problema acontece quando o golem perde o controle, não aceitando mais seguir ordens alheias e vira uma ameaça ao povo judeu.

30/06 – O Gabinete das Figuras de Cera  - 19h Audicine

Considerado um marco do expressionismo no cinema, “O gabinete do Dr. Caligari” deu origem ao “caligarismo”, estilo que expõe as distorções que vêm de um extravasamento emocional. O filme inicia com a narração de um jovem sobre um estranho acontecimento ocorrido em sua pequena cidade natal envolvendo um médico (Caligari) que manipula as ações de um sonâmbulo (Cesare).

O médico que trabalhava em um manicômio fica transtornado quando surge um sonâmbulo como paciente e resolve dar vazão a seu furor cientificista, testando se um sonâmbulo pode realmente ser manipulado a ponto de cometer atos atrozes, inclusive assassinato. O médico e o sonâmbulo se instalam em uma feira de atrações e instauram o pânico no local.

01/07 – O homem que ri - 19h Audicine

Inspirado no romance homônimo do escritor francês Victor Hugo, o filme narra a história assustadora de Gwynplaine, o herdeiro de um ducado que fora sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado com um perpétuo riso forçado. Apesar de não ser um filme de terror, O homem que ri trata em especial da criação de um monstro.

Durante o filme, esse personagem luta contra a própria imagem, já que um homem que aparenta estar rindo o tempo todo é inevitavelmente trágico. O personagem deformado pelo riso, vivido por Veidt, é acolhido por um filósofo e torna-se um artista mambembe.

02/07 – Fausto - 19h Audicine

Inspirado na famosa obra do escritor alemão Johan Wolfgang von Goethe, o Fausto de Murnau é um dos grandes filmes sobre a história de um velho cientista (Fausto) seduzido por Mefi stófeles (o demônio) para ter de volta a sua juventude. Fausto assina com o próprio sangue um contrato no qual seria um servo do diabo e não envelheceria durante um longo período de tempo.

Em troca disso, ele deveria dar ao diabo a própria alma e seria levado ao inferno. Porém, o amor por uma mulher muda a rota dos acontecimentos, dando início a uma batalha entre a luz e as sombras.

03/07 – Nosferatu - 19h Audicine

Nosferatu tornou-se um dos filmes mais influentes da história do cinema com uma fábula de terror baseada em uma adaptação não autorizada da famosa obra Drácula, de Bram Stoker. O filme narra a vida de um corretor de imóveis jovem e ambicioso que vende uma enorme e abandonada casa ao estranho Conde Orlock, um vampiro que tem como meta fazer como presa a esposa do corretor.

Orlock sairá da Transilvânia para ser vizinho deles e conquistar de vez a mulher pretendida. Mas, no caminho entre a Transilvânia e a grande casa adquirida, Orlock deixa um rastro de destruição e morte, o que faz todos pensarem que se trata de uma nova peste que assola a região.

06/07 -  Metropolis - 19h Audicine

Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema. A história se passa no século 21, numa grande cidade governada com mão de ferro por um poderoso empresário.

Seus colaboradores são de classe alta e vivem em um lindo jardim, tal como Freder, único herdeiro do líder de Metropolis. Já os trabalhadores são escravizados pelas máquinas, e condenados a trabalhar e viver em galerias no subsolo da cidade.

Entre os operários, destaca-se a jovem Maria, que conclama os trabalhadores a reivindicar seus direitos. Metropolis demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme pela tecnologia e, principalmente, pela arquitetura.

Venha conferir!

Fonte - Keila Alves

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.