COLÉGIO OBJETIVO REALIZA EXCURSÃO COM ALUNOS E “AULA BARCO” NO RIO MADEIRA

A aula iniciou com café da manhã no Mercado Central e finalizou com um passeio de barco pelo Rio Madeira.
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015 - 17:30

Para expandir o conhecimento nos alunos da 3° série do Ensino Médio Integral, os professores do Colégio Objetivo realizaram uma excursão no último sábado (20), aos principais monumentos históricos de Porto Velho. A aula iniciou com café da manhã no Mercado Central e finalizou com um  passeio de barco pelo Rio Madeira.

“O Colégio Objetivo desde 2012 realiza o projeto ‘Aula Barco’, envolvendo as disciplinas de História e Geografia de Rondônia.  A ideia é fazer um circuito com os alunos para que conheçam os valores identitários da região de Rondônia, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o Rio Madeira; Temos uma pensamento que parte da seguinte frase de Aristóteles: a memória é a escriba da alma, ou seja, a nossa identidade e valor referencial é o local em que vivemos”, afirma o professor de História, Aleks Palitot.

“É um sábado letivo, queremos transmitir aos alunos um pouco de educação patrimonial para que eles reflitam e entendam o quanto a preservação de sua história e do local em que vivem é importante. É preciso que eles tenham esse referencial para que sintam-se pertencentes ao lugar de uma forma positiva”, completa Aleks.

Larissa Oliveira (17 anos), aluna da Unidade I, afirma que a atividade é muito importante para complementar o estudo. “Temos um olhar básico da história de nossa cidade, sabemos das Três Caixas D’água, Palácio do Governo e etc; porém existe muito mais para aprender e a partir dessa experiência que estamos adquirindo hoje, ganhamos um olhar mais aprofundando sobre tudo”, diz.

“É essencial termos professores que proporcionam o conhecimento de partes da história de Rondônia e município de Porto Velho que são desconhecidas devido a vários fatores. É necessário que os jovens tenham consciência do patriotismo e cidadania, dessa forma aprendemos a valorizar  e apreciar monumentos históricos que contemplam a nossa cidade. Os professores do Objetivo trabalham muito essa questão, principalmente com os alunos que estão prestes a iniciar a vida pública e profissional”, destaca Paulo Henrique (17 anos),  aluno da  Unidade II.

Guilherme Soares (16 anos), aluno da Unidade II, afirma ser muito relevante para o desenvolvimento do aluno a “Aula Barco”. “Foi uma aula muito bacana, pois é possível trabalhar o estudo da parte biológica, histórica e geográfica da nossa cidade e isso é muito importante para adquirirmos um conhecimento maior, com olhar crítico e mais aprofundado do que estamos acostumados. Essa aula proporciona grandes benefícios para os estudos e até concursos estaduais ou federais, portanto é muito gratificante fazer parte”, diz Guilherme.

Com o objetivo de tornar prático os assuntos abordados em sala de aula, o professor de Geografia Marcelo Cristo salienta ser primordial para o estudante a experiência em lugares que representam o início da nossa região. “A importância dessa aula prática, seja no barco ou em terra firme é que  em sala trabalhamos toda a teoria com os alunos com textos, imagens e vídeos, porém a partir do momento que o aluno vivencia na prática, indo ao museu, visitando a praça e realizando o percurso ao longo do rio, ele consegue perceber e entender melhor toda aquela teoria que foi aplicada em sala de aula”, afirmou o professor.

“Alguns alunos nunca fizeram esse trajeto realizado hoje, com isso o objetivo da aula foi mostrar aos alunos a importância e o valor histórico da nossa região. Observamos aspectos naturais, socioculturais e a problemática maior da energia com seus pontos positivos e negativos que as usinas hidrelétricas trouxeram e que ainda vão trazer em um futuro próximo para Porto Velho (RO)”, ressaltou o professor de Geografia, Ruzel Costa.

Fonte - Assessoria de Comunicação

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.