News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

RONDONIENSE CÉSAR ALMADA É INDICADO AO PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ

O chef natural de Rondônia completa 10 anos de carreira este ano e é o primeiro gastrônomo formado, participando na produção de eventos e desenvolvimento de educação na área.
Sexta-Feira, 19 de Junho de 2015 - 17:18

A Gastronomia vem se destacando como uma das áreas que mais cresce juntamente com o turismo. E Rondônia não fica atrás neste assunto e em breve seus sabores, temperos e sua gente estarão muito bem representados em cenário nacional através do gastrônomo César Almada, no Prêmio Nacional Dólmã.

Gastrônomo de mão cheia, seu capricho e delícias amazônicas despertaram o interesse no setor. A indicação ao prêmio é um reconhecimento de sua capacidade profissional e ainda de sua contribuição para o aquecimento da economia brasileira. César Almada tem o certificado "ProChef pelo Culinary Institue of America (2013.)" Atuou como docente na graduação da Faculdade Fimca de 2008 a 2009, foi chef de cozinha Hotel Fórum em Luanda, Angola (2009), docente do Senac/RO (2010 a 2015) e atualmente atua como chef de cozinha da Indústria de Alimentos Granopan (Porto Velho/RO) e atende com buffet e bolos personalizados em eventos na marca própria César Almada - Creative Chef. Ele concorre com mais dois chefs do Estado.

Neste ano a cerimônia de premiação do Prêmio Nacional Dólmã e o II Encontro Nacional de Chefs do Brasil – Enchefs - acontecerão durante a programação da Semana Nacional de Gastronomia e Turismo – SNGT – organizada pelo SENAC/MS, que juntamente com o Grupo Conforto Gastronômico, é realizador do eventos.

O Prêmio Nacional Dólmã surgiu da necessidade de se reafirmar, reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira. Este ano a premiação, que está em sua segunda edição, será na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. O intuito da organização é que o Prêmio Dólmã, que é anual, seja itinerante sendo realizado a cada edição em um estado brasileiro passando por todo o país. O projeto foi estruturado para haver ineditismo durante os 27 anos primeiros anos tendo cada estado do Brasil como anfitrião, incluindo o Distrito Federal.

Para proporcionar maior credibilidade e transparência nas etapas do projeto foram criadas três comissões. A Comissão Organizadora (responsável por toda estrutura organizacional), a Comissão de Pesquisa (responsável pela identificação dos Chefs aptos a concorrerem à premiação e composta por profissionais especializados em pesquisas e apoiados por gastrônomos, profissionais de comunicação e consumidores residentes nas cinco regiões brasileiras) e por fim a Comissão Julgadora (responsável pela finalização do processo de escolha dos Chefs premiados, formada por profissionais multidisciplinares e residentes nas cinco regiões brasileiras).

A premiação é dividida em duas categorias. A estadual onde concorrem 3 chefs por estado que são indicados pela Comissão de Pesquisa, indicação popular através de postagem no Facebook e Chefs premiados das edições anteriores. A outra categoria é nacional onde concorrem 5 chefs que são indicados apenas pela comissão.

Após o período de indicação dos internautas, da comissão de pesquisa e dos premiados da edição anterior leva-se o nome dos e finalista por estado e dos 5 da categoria nacional para votação popular. Os votos dos internautas representarão 40% do resultado para a classificação do chef mais votado. A Comissão Julgadora representa 60% do total de 100% para o resultado final da premiação.

No dia 1 de julho e na manhã do dia 2 é realizado o II Encontro Nacional de Chefs do Brasil – Enchefs – onde os premiados das edições Dólmã anteriores farão oficinas com receitas, criadas para o encontro. Estarão presentes os atuais chefs indicados e o público em geral. A ideia é que durante a SNGT ocorra a socialização e a troca de experiências a nível nacional através de palestras, cozinha show, rodadas de negócio, consultorias, mostra de agricultores, encontro de turismo e muito mais. A cerimônia acontece na noite do dia 2 de julho em um evento de gala para convidados.

Fonte - Meiry Santos

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.