PREFEITO FAZ ENTREGA DE EQUIPAMENTOS AGR虲OLAS NO ASSENTAMENTO JOANA D'ARC II

O presidente da associa玢o, Neemias Willian Brizon, agradeceu a doa玢o e afirmou que os equipamentos ajudar muito no trabalho dos agricultores do assentamento.
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2015 - 08:27

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, visitou o assentamento Joana D'arc II, localizado na Linha 13, a 100 quilômetros do centro urbano da capital, para fazer entrega de equipamentos agrícolas aos agricultores rurais da região. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado do secretário João Leonel Bertolin, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e de técnicos da secretaria. Os agricultores foram contemplados com um trator (4x4); uma roçadeira Kohler RM1800; um distribuidor de calcário Kohler DC2500; um perfurador de solo e uma grade para aragem. O material ficará sob a responsabilidade da Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Joana D´Arc II (Asprudarc II).

Os equipamentos foram comprados com recursos de uma emenda parlamentar de 2010, do então deputado federal Mauro Nazif e a aquisição foi feita com recursos de um convênio assinado entre a Prefeitura de Porto Velho e o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte. “É muito gratificante para mim estar aqui neste momento para fazer a entrega desse material adquirido quando ainda era deputado. Só lamento que tenha levado cinco anos para que os trabalhadores rurais do assentamento fossem beneficiados. Mais o importante é que agora eles poderão fazer uso desse equipamento para melhorarem a produção”, lamentou o prefeito.

Mauro Nazif disse ainda que elegeu a agricultura para ser o carro-chefe do desenvolvimento econômico de Porto Velho porque acredita no potencial do setor e dos produtores rurais. “Enfrentamos muitas dificuldades, mas hoje estamos colhendo os frutos por termos adotamos as medidas certas visando o futuro do município. Hoje, Porto velho tem o maior PIB agrícola da região Norte”, afirmou.

O secretário Leonel Bertolin reconheceu que sem o apoio decisivo do prefeito, pouco poderia fazer na Semagric. “Quando assumimos a secretaria, o orçamento era de pouco mais de três milhões de reais. Hoje, tirando o que foi adquirido com equipamentos, já investimos mais de vinte e três milhões de reais. Mais isso acontece porque o prefeito, apesar de ser médico, pensa como agricultor, por isso o setor é valorizado nessa administração.

O presidente da associação, Neemias Willian Brizon, agradeceu a doação e afirmou que os equipamentos ajudará muito no trabalho dos agricultores do assentamento. “Trabalhar da forma tradicional, atualmente é perder tempo. Temos que usar as tecnologias também para podermos competir com os grandes agricultores. E trabalhar a terra da forma tradicional é ficar para, por isso necessitávamos desse trator”, disse.

No assentamento, no ano passado a prefeitura já havia feito a entrega de farinheiras completas, roçadeiras, câmara fria, freezer, despolpadeira de frutas e empacotadeira a vácuo e recuperou estradas, dentre outros benefícios. Para este ano, além da continuidade do serviço de recuperação das vicinais nas três etapas do assentamento, a Semagric realizará trabalhos de destoca, gradagem, entrega e incorporação de calcário conforme o calendário de programação.

Vila Franciscana

O prefeito Mauro Nazif também visitou a comunidade da Vila Franciscana, onde a Coordenadoria Municipal de Estradas Rurais, ligada à Semagric, recuperou os Ramais do Brabo e Mucuim, além dos serviços de limpeza, encascalhamento e patrolamento de oito vias da localidade. O prefeito também anunciou a assinatura da Ordem de Serviço para a recuperação das linhas 13 a 19, na mesma região, serviço que será realizado em parceria com o Incra.

O prefeito também adiantou que está procurando uma forma legal de recuperar os cercas de oito quilômetros de estradas que estão dentro do Amazonas, onde vivem muitas famílias portovelhenses. Apesar de estar no Amazonas, o contato delas é mais com Porto Velho do que com o estado vizinho, devido à proximidade com a capital rondoniense.

 

Por Joel Elias | Fotos: Agência PNA

Fonte - comunica玢o pmpv

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.