News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

MP FAZ ENTREGA DE PASTAS E ESTOJOS PRODUZIDOS POR APENADAS EM PROJETO DE RECICLAGEM DE BANNERS

A distribuição do material integra o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem, instituído pelo MP em 2012.
Quinta-Feira, 11 de Junho de 2015 - 17:36

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, fez a entrega de 175 estojos e 757 pastas confeccionados a partir de banners beneficiados. A instituição contemplada foi a Escola Municipal Estela de Araújo Compasso, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho. A distribuição do material integra o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem, instituído pelo MP em 2012.

Realizada na última quarta-feira (10), a entrega teve a presença da Promotora de Justiça Aidee Maria Moser Torquato Luiz e da diretora da instituição de ensino, Maria de Nazaré Souza Mendes.

De acordo com a integrante do Ministério Público, o Projeto 2 Rs: Reabilitando pela Reciclagem consiste no reaproveitamento de banners descartados pela sociedade para confecção de diversos materiais ecologicamente corretos, tais como pastas, estojos, bolsas, sacolas para supermercados, sapateiras, mochilas, dentre outros. A ideia original pertence à Faculdade São Lucas, que junto do Conselho da Comunidade, Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), é parceira do Projeto.

Os materiais são produzidos por internas do sistema penitenciário estadual, que, além de contribuírem para a redução de resíduos cuja decomposição é prolongada no meio ambiente (mais de 100 anos), também assimilam uma nova profissão. A atividade contribui no processo de reinserção à sociedade, após o período de reeducação penitenciária.

Em contrapartida ao trabalho e como incentivo, as apenadas recebem o benefício da  remissão prevista na Lei de Execução Penal e algumas já estão sendo remuneradas pelo sistema penitenciário.

O projeto foi instituído com a finalidade de alcançar duas etapas. A primeira delas visa atender o Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo MP, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, com o fornecimento de pastas produzidas a partir de banners, o que vem sendo realizado satisfatoriamente.

Em um segundo momento, o produto final decorrente do beneficiamento do banner, como estojos e pastas, visa atender alunos de escolas públicas, por meio de distribuição gratuita, como meio de conscientizá-los do papel da reciclagem por meio da utilização dos objetos como material escolar.

Fonte - ASCOM MPRO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.