News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020

GOLPE À VISTA! MPF QUER INVESTIGAÇÃO NO BOLSA FAMÍLIA

Se alguém devolver o que roubou, já está bom. Por sonhar com punição exemplar, só no Japão. No Brasil? Never!
Sabado, 06 de Junho de 2015 - 09:22

Pode não ser nada, mas que há fortes suspeitas, há sim! Como dizem os espanhóis: "jo no creo em las brujas, pero que las hay, las hay!".  Onde há fumaça, há fogo. Por isso, tem que se esperar os resultados de um detalhado levantamento que o Ministério Público Federal determinou, relacionado com possíveis irregularidades em recursos do Bolsa Família em quase metade dos municípios rondonienses. Do que trata a suspeita? Ah, como sempre, dos espertos. Dos que tiram dos pobres e miseráveis para colocar nos seus bolsos. O MPF suspeita (embora por enquanto apenas recomende às prefeituras uma detalhada investigação) sobre casos de servidores públicos municipais, estaduais e federais – ou familiares - que recebem ilegalmente o Bolsa Família. O MInistério Público exige que todos sejam denunciados e que devolvam aos cofres públicos, devidamente corrigidos, todos os valores que receberam irregularmente. Sem prejuízo das ações penais, é óbvio... Segundo o procurador Jairo da Silva, a verificação das informações do Cadastro Único deve ser feita por meio de visita familiar a, pelo menos, 20% dos beneficiários escolhidos por amostragem. A exigência determina que seja feito levantamento de todos os beneficiados nessas 25 e que, "caso haja confirmação de fraude, os responsáveis serão obrigados a ressarcir o erário".

E assim vai nosso país. Rouba-se dinheiro da saúde. Rouba-se dinheiro da Merenda Escolar. Rouba-se do Bolsa Família. Rouba-se de obras públicas de todos os tamanhos. Com poucas exceções, os culpados jamais são punidos como deveriam. Gente que desvia dinheiro de gente faminta, pobre, doente, deveria apodrecer na cadeia. Mas, daí são outros quinhentos. Se alguém devolver o que roubou, já está bom. Por sonhar com punição exemplar, só no Japão. No Brasil? Never!

ANALFABETISMO

Os números são oficiais, do TRE: nada menos do que 33% do eleitorado porto velhense é analfabeto ou analfabeto funcional, aqueles que só sabem assinar o nome e olhe lá! Isso talvez explique o alto índice de votos em candidatos demagogos e populistas, em gente que troca voto por tijolo, dentadura, cimento, telha. Lamentavelmente, com esse nível cultural e com o analfabetismo ainda alto numa cidade importante como Porto Velho, não se pode esperar grandes avanços na qualidade do eleitorado. Só a educação pode melhorar as coisas. E isso vai demorar muito, ainda...

SÓ A CRENÇA DELES

Para o governo do PT e de uma minoria de autoridades de vários segmentos, a opinião da grande maioria dos brasileiros pouco importa. Não aceitam, de jeito nenhum, a mudança na lei de maioridade penal. Para eles (essa minoria, menos de 10%, segundo todas as pesquisas), o que importa é preservar sua crença (deles), mesmo que isso continue custando o sangue de milhares de brasileiros, assassinados, assaltados, atacados por uma horda de "dimenor" criminosos. O argumento para que a lei fique como está é o velho "o Estado tem que resolver esse problema". Nenhuma palavra, nunca, em defesa das vítimas.

NEGÓCIO DA CHINA

Aquele trem fantasma, que o governo brasileiro anuncia que vai atravessar o país de leste a oeste (passando inclusive por Rondônia), sairá mesmo do papel? Segundo  o sonho das autoridades, sim. Tanto que está sendo aguarda com grande expectativa a chegada de uma comitiva de empresários e representantes do governo chinês, que estariam dispostos a investir 53 bilhões de dólares nesta e em outras obras. Virão conhecer as possibilidades do negócio e até analisart o futuro traçado da tal ferrovia. Não conseguimos nem colocar os viadutos em pé, mas trilhos que atravessarão o país, aí é moleza! Não dá vontade de rir?

DESTAQUE NACIONAL

Mais um destaque para o Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar, que recém deixou o posto de procurador geral do MP rondoniense. Na semana passada, ele  foi designado pelo presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, como membro auxiliar da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). Héverton já se destacou no país inteiro, ao comandar o grupo de combate ao crime organizado. Agora, tem mais uma importante missão em nível nacional.

A FESTA NO PARQUE     

Finalmente, já tem local e data. A Mostra de Quadrilhas e Boi Bumbás deste ano, será no Parque dos Tanques, de 1º a 12 de julho próximo. Pelo menos a festa voltou ao centro da Capital, porque o espaço no bairro Esperança da Comunidade era pequeno. A comercialização dos espaços para barraqueiros e Parque de Diversões abre no próximo dia 15. Será a 34ª edição do mais importante evento cultural de Rondônia que, desde a perda do Espaço próximo à antiga Esplanada das Secretarias, hoje CPA, vagava sem rumo certo em diferentes locais da cidade.

Fonte - Sergio Pires
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.