News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo

DEPUTADOS PEDEM ASFALTO ATÉ O FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Os deputados autores da indicação parlamentar explicaram que a solicitação atende pedidos de lideranças do município de Costa Marques, que almejam há décadas o resgate da história do Brasil Colonial, através da restauração do Real Forte Príncipe da Beira
Sexta-Feira, 05 de Junho de 2015 - 09:51

Os parlamentares presentes à sessão ordinária da Assembleia Legislativa aprovaram indicação parlamentar de autoria da deputada Lúcia Tereza (PP) e do deputado José Lebrão (PTN),  reivindicando junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a pavimentação asfáltica numa extensão de 29 km, na estrada que faz a ligação entre a cidade de Costa Marques e o distrito de Forte Príncipe da Beira.

Os deputados autores da indicação parlamentar explicaram que a solicitação atende pedidos de lideranças do município de Costa Marques, que almejam há décadas o resgate da história do Brasil Colonial, através da restauração do Real Forte Príncipe da Beira, e a pavimentação da entrada que liga o centro da cidade ao distrito, considerada uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa tanto pela edificação quanto pela localização estratégica, situado na margem direita do rio Guaporé, fronteira com a Bolívia. Sua imponência retrata a ousadia e a perfeição dos seus construtores. A pedra fundamental da construção foi lançada no dia 20 de junho de 1776 e obras concluídas  em agosto de 1783.

De acordo com o deputado José Lebrão, esta pavimentação asfáltica seria uma forma de também estimular o turismo, tanto dos rondonienses quanto daqueles brasileiros que tenham a curiosidade de conhece uma das maiores obras da engenharia da Coroa Portuguesa.

Já para a deputada Lúcia Tereza, a concretização de obras nesta região consolida Costa Marques e adjacências, com a economia advinda do turismo. E a parlamentar citou parte o Hino e Rondônia, explicando ser necessário o reconhecimento e valorização do povo de Costa Marques: “... Como sentinelas avançadas, somos destemidos pioneiros. Que nestas paragens do poente, gritam com força, somos brasileiros”.

Requerimento

Também foi aprovado, durante sessão plenária, requerimento de autoria da deputada Lúcia Tereza (PP) retirando de tramitação o projeto de lei 103/2015, de sua autoria.

Fonte - ALE/RO - DECOM
Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.