News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo

UHE JIRAU - PRODUTORES RURAIS PARTICIPAM DO DIA DE CAMPO SOBRE FRUTICULTURA

O Dia de Campo, realizado no dia 15 de maio, serviu tambm para sensibilizar o produtor, mostrar novas tcnicas e demonstrar parte dos resultados das pesquisas realizadas.
Sexta-Feira, 05 de Junho de 2015 - 09:04

Foi realizado no Projeto Piloto de Horticultura e Piscicultura da Usina Hidrelétrica Jirau, um Dia de Campo voltado para a fruticultura. Os 170 participantes foram divididos em grupos e conheceram a pesquisa de produção de abacaxi, banana, açaí e pupunha, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina.

Desde 2011, a parceria entre a ESBR e a Embrapa, tem como objetivo o desenvolvimento da unidade demonstrativa, com cultivo de frutas adaptáveis à região e a transferência das melhores técnicas. "A pesquisa é bastante interessante e atende ao projeto, que visa à geração de renda para os produtores locais", fala o gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Alves dos Santos Neto.

O Dia de Campo, realizado no dia 15 de maio, serviu também para sensibilizar o produtor, mostrar novas técnicas e demonstrar parte dos resultados das pesquisas realizadas. O produtor de banana José do Nascimento, conta que sempre participa de atividades como esta. "Eu gosto. A gente aprende mais e sabe como aplicar".

Também estiveram presentes no evento, produtores do Médio e Baixo Madeira, associados à Cooperativa de Agroindústria do Médio e Baixo Madeira (COOMADE), os quais são acompanhados pelo Programa de Ações à Jusante (PAJ) da UHE Jirau, além de produtores rurais assistidos pelos Programas de Educação Ambiental e Remanejamento das Populações Atingidas.

A Embrapa está testando 27 genótipos de banana, cinco tipos de abacaxi, duas espécies de açaí e pesquisando sobre a adubação em pupunha. "O Projeto Piloto é uma iniciativa da ESBR que somos parceiros. Estamos realizando alguns experimentos e parte destes resultados, foi apresentada hoje no Dia de Campo", ressalta o pesquisador da Embrapa, Davi Oliveira.

Atualmente, Porto Velho é o maior produtor de banana, com 18,7 mil toneladas (t). Em todo o Estado, a produção é cerca de 71 mil t, distribuída em 8 mil hectares. Além disso, a capital também se destaca no cultivo de abacaxi, produzindo 1,8 milhões da fruta.

Fonte - ASSESSORIA
Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.