FUNCULTURAL APOSTA EM PARCERIA COM BANCADA FEDERAL E GARANTE PRIMEIRAS EMENDAS AO SETOR

A mudana radical de estratgia adotada pela direo da Fundao Municipal de Cultura (Funcultural) comea a trazer resultados positivos para Porto Velho.
Terça-Feira, 02 de Junho de 2015 - 11:20

A mudança radical de estratégia adotada pela direção da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural) começa a trazer resultados positivos para Porto Velho. Antes isolada politicamente, hoje a instituição tem feito articulações em Brasília, junto à bacada federal de Rondônia, na busca de conseguir o apoio dos deputados federais para as demandas culturais do município. Convites foram encaminhados para os oito deputados federais para que eles visitem a fundação, iniciativa que visa o estreitamente de relação entre a instituição e os parlamentares rondonienses. “Esse foi o primeiro passo que demos e já obtivemos resposta. Fomos procurados e recebemos a visita do deputado Lindomar Garçon que de pronto assumiu o compromisso de ser parceiro da Funcultural”, explicou o presidente da fundação, Marcos Nobre Júnior.

No encontro, ocorrido na última semana, na Funcultural, o parlamentar disponibilizou à fundação uma emenda no valor de R$ 200 mil para custear o show de encerramento do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Recurso será liberado via Ministério do Turismo. Também ficou deliberado no encontro, a inclusão de uma pauta que para o presidente da Funcultural é de fundamental importância para o município: a construção de projetos culturais e artísticos itinerantes para ser levados aos bairros da cidade. “Dentro dessa parceria nos propomos, em menos de 20 dias, elaborar os projetos junto com as planilhas de custo e plano de trabalho. O que se pretende é avançar também no que diz respeito à oferta de ações culturais e sociais, não apenas nos bairros centrais, mas também levar para a população da periferia essas atividades culturais”, adiantou.

Na reunião também ficou pactuado que o deputado articulará a criação, em Brasília, da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura envolvendo os órgãos ligados ao Ministério da Cultura (MEC) como, o Instituto Nacional do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Fundação Nacional da Cultura (Funarte). “Com essa parceria, Porto Velho passa a ter em Brasília um deputado federal comprometido com a causa, um parlamentar que defenderá as pautas de interesse do município no campo da cultura. E a fundação nunca tinha se articulado politicamente como tem feito agora na gestão do prefeito Mauro Nazif”, frisou.

Fonte - Comunicao PMPV

Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.