News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020

ESTUDANTES CONHECEM SISTEMA DE SANEAMENTO DA UHE JIRAU

São cinco Estações de Tratamento de Água, oito de Esgoto e um aterro sanitário
Segunda-Feira, 01 de Junho de 2015 - 10:08

Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada em Nova Mutum Paraná, visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau em maio (21), com objetivo de conhecer o sistema de saneamento. O grupo formado por 23 adolescentes, entre 13 e 16 anos, são matriculados do 9º ano e a visita foi atividade extracurricular para a disciplina de Ciências.

O sistema de saneamento da Usina Hidrelétrica Jirau é composto por cinco Estações de Tratamento de Água, oito Estações de Tratamento de Esgoto, além do aterro sanitário que recebe os resíduos sólidos gerados na Usina e distritos de Jaci Paraná, Abunã, União Bandeirantes e Nova Mutum Paraná.

O professor de Ciências da Escola Nossa Senhora de Nazaré, Fabiano Cerri, conta que os alunos estão estudando sobre substâncias puras, misturas e métodos de separação. “Como o tratamento de água e esgoto é um método para separação de misturas, solicitamos esta visita para ver na prática, como funciona”, explica o professor.

Na Usina Jirau, o engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa Neomax Soluções Ambientais, Gabriel Molina, explicou aos estudantes todo o processo de saneamento realizado no empreendimento. “Sempre fazemos teste de monitoramento no sistema, para sabermos a qualidade da água e também o tratamento do esgoto. Aqui, os jovens viram, em escala reduzida, como fazer as misturas para tornar a água potável”, disse o engenheiro.

Para o estudante Yuri Sena, a visita foi útil porque conseguiu ver o que aprendeu em sala de aula. “De tudo, gostei mais da mostra, quando colocou o produto na água suja, fazendo clarear”.

Juntas, as Estações de Tratamento da UHE Jirau, Margens Direita e Esquerda têm capacidade para tratar até 256m³/hora de água e 120m³/hora de esgoto.

Fonte - UHE JIRAU

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.