News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

NA COMEMORA플O DE SEUS 10 ANOS SAMU FIRMA ACORDO COM CORPO DE BOMBEIROS

O Samu e o Corpo de Bombeiros passam a atuar em conjunto, com isso o municpio ganha mais trs unidades de resgates.
Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015 - 09:00

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) comemorou 10 anos de atividades em Porto Velho, nesta quinta-feira (28). A solenidade, que também selou um acordo de cooperação técnica entre o Samu e o Corpo de Bombeiros, aconteceu na própria sede do órgão, com a presença do secretário municipal de Saúde (Semusa), Domingos Sávio, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, Sílvio Luiz Rodriguez, a diretora do Samu, Mara Benedicta, entre muitos oficiais bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos da área da saúde, além da imprensa.

Segundo a diretora, Mara Benedicta, o dia foi comemorativo pelos dois importantes motivos. “Comemorar 10 anos de Samu em Porto Velho é contemplar uma arrancada de um órgão em direção a qualificação. Temos melhorado de ano para ano a qualidade no atendimento, o tempo de resposta, a qualificação dos profissionais com a implementação do Núcleo de Educação Permanente, enfim, temos avançado bastante. No ano passado realizamos 18.900 atendimentos e temos mantido neste ano o registro de não menos que 1.200 atendimentos mensais. Ainda não fechamos a planilha semestral, mas sabemos que esse quantitativo já se tornou um índice básico para que alcancemos números acima desses. Agradeço aos colaboradores. Temos cento e vinte e seis profissionais trabalhando conosco, entre médicos, enfermeiros, motoristas, técnicos de enfermagem, serviços gerais e administrativos. Cada um deles é importante para o nosso sucesso”, destacou a diretora.

Benedicta explicou que o acordo de cooperação técnica entre o Samu e o Corpo de Bombeiros significa uma grande conquista para a sociedade local. O Samu e o Corpo de Bombeiros passam a atuar em conjunto, com isso o município ganha mais três unidades de resgates. Uma delas vai operar na UPA da zona Leste, outra na UPA da zona Sul e a terceira vai atender à área central, a partir da Rua Pinheiro Machado. Segundo Benedicta, o ideal para o Samu é atingir a quantidade de dez viaturas. É esperado até ao final deste ano a chegada de mais uma unidade de suporte avançado, porque para cada 250 mil habitantes, um município passa a usufruir o direito de receber uma dessas viaturas. Portanto, segundo a diretora, com o acordo com os bombeiros e a chegada de mais unidades o município passa a ser mais bem atendido nos casos de urgência e emergência. “Com os Bombeiros, passamos de cinco unidades de resgate para oito na zona urbana, além da unidade que temos no distrito de Jaci-Paraná. Isso implica que teremos também mais socorristas, melhora no tempo de resgates e agregação de novas habilidades, pois os bombeiros são treinados para muitos tipos de emergências”, disse a diretora.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, há 44 bombeiros em Porto Velho que somarão aos servidores do Samu para o atendimento à população. “Nossa intenção e promover um melhor atendimento ao município. Queremos somar para que a comunidade seja ainda melhor atendida em suas necessidades. Agradecemos a todos os que têm trabalhado para que esse acordo viesse a acontecer, principalmente ao Secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, e ao Prefeito, Mauro Nazif, que se esforçaram por agilizar o processo”, afirmou.

O secretário Domingos Sávio informou que um longo caminho precisou ser percorrido até que a cooperação pudesse ser concretizada. “Vemos hoje esta realidade. Atingimos essa cooperação técnica entre os serviços 192 e 193, mantendo as distinções e independências institucionais, mas atuando de maneira unificada. Esse é um grande passo que damos para melhor atender a resposta aos caos de urgência e emergência em Porto Velho”, declarou.

Fonte - ASSESSORIA - PMPV

Comentarios

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.