News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Domingo, 29 de Novembro de 2020

EM SESSÃO SOLENE CÂMARA HOMENAGEIA PADROEIRA DO MUNICÍPIO

A solenidade foi encerrada com uma oração de agradecimento e bênçãos proferida pelo Padre Rui
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015 - 12:00

A Câmara de vereadores realizou na ultima terça-feira  19/05, uma sessão solene de homenagem ao Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do município de Porto Velho, que será comemorado no próximo dia 24  (Domingo).  A vereadora Ana Maria Negreiros, autora do requerimento destacou a importância da realização da tradicional sessão solene em homenagem à Santa. “Agradeço pelo privilégio de ser vereadora e poder pelo o terceiro ano consecutivo homenagear a padroeira da nossa Capital, mãe do nosso senhor Jesus Cristo. Sabemos que é apenas uma imagem, mas é como a foto de uma pessoa que amamos e relembramos ao ver. É preciso respeitar as crenças”, disse Ana.

Participaram da solenidade, Padre Rui, Maria do Socorro, presidente das ex-alunas do colégio Maria Auxiliadora; o ex-vereador, professor Mario Jorge, representantes do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, família Salesiana, Associação dos Cooperados Salesianos e o público em geral.

Ao fazer o uso da palavra o padre Rui fez um breve relato da chegada dos padres salesianos em Porto Velho. “Em 1º de Maio de 1.925, os padres receberam a incumbência de cria uma prelazia no meio da mata. Naquela época, em que o Estado ainda era território e tinha apenas 11 anos de fundação, os padres já estavam aqui implantando a educação católica. Cinco anos depois, em 1930 as irmãs salesianas chegaram. São 70 anos de trabalho.   E foram as abnegadas irmãs que com muita persistência conseguiram transformar essa devoção em feriado na década de 80, declarando Nossa Senhora Auxiliadora a padroeira do município. Esse decreto foi assinado pelo prefeito Aroldo Teixeira. O padre fez duras criticas ao fato da Câmara de Vereadores propor através de um projeto de lei destituir a santa o titulo de padroeira da Capital “Não podemos deixar que outros que não conhecem a historia pensem de maneira tão medíocre. Uma cidade com tantas outras necessidades que ao invés de ir pra frente, vai para trás. Já são tantas agruras e não pode ser qualquer aventureiro que chegue aqui e queira mudar uma tradição. “É inconcebível”, observou.

O vereador Claudio da Padaria relembrou seu passado. “Se hoje estou aqui é graças a fé da minha mãe. Logo que eu nasci um médico disse a minha mãe para colocar uma vela na minha mão por que daquela noite eu não passaria, mas ela com sua fé inabalável pegou seu terço e começou a rezar. Ela tinha certeza que o padre, muito conhecido na minha cidade, o Frei Damião me salvaria. E não foi preciso colocar a vela na minha mão como previa o médico. Hoje estou aqui, vivo e vereador na Câmara”, lembrou emocionado.

Mario Jorge que é ex-vereador e autor da lei nº 1.187/2008, que estabelece Sessão Solene de caráter permanente da Câmara Municipal em homenagem à padroeira de Porto Velho foi incisivo nas palavras: “Estamos diante de uma crise sem precedentes. Corrupção, inversão de valores, quebra de espiritualidade, falta de sensibilidade humana, desemprego em massa e tantas outras mazelas. Chamo todos para uma reflexão sobre tudo isso. Quero citar aqui também um exemplo de amor ao próximo. Nosso querido arcebispo Dom Esmeraldo que deixou nosso Estado recentemente. Há três anos vivo um drama. Aos 22 anos meu filho foi baleado vitima de um assalto. No sábado de aleluia minha esposa recebeu um telefonema de Dom Esmerado. Ele disse que ia visitar meu filho. E ele foi. Simplesmente rezar e agradecer pela vida do nosso filho. Essa atitude me emocionou e fez muito bem ao nosso menino. Foi um mensageiro de Deus”, disse Mario Jorge.

O professor ressaltou que é preciso seguir em frente “Não podemos perder a esperança. Precisamos discutir a inclusão do ensino religioso no currículo escolar. Não a formação religiosa tendenciosa, mas para falar com os alunos de um Deus maravilhoso que criou tudo e todos”, finalizou Mario.

A solenidade foi encerrada com uma oração de agradecimento e bênçãos proferida pelo Padre Rui. Em seguida uma canção foi entoada em homenagem à santa e um coquetel foi oferecido aos convidados e servidores da Casa.

 

Fonte - ASSESSORIA - CMPV

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.